O Cannes Lions anunciou que os fundos gerados com as inscrições nos Sustainable Development Goals Lions serão distribuídos ao The Lion’s Share Fund.

A iniciativa é uma ação conjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), FINCH, parceiro fundador da Mars, ao lado da agência de criação BBDO, The Lion’s Share venceu o SDG Lions Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2019.

O objetivo da The Lion’s Share é causar um impacto na biodiversidade e na conservação animal, reconhecendo que o mundo natural está em crise. Nove dos dez animais mais populares em publicidade estão em perigo ou ameaçados. O Lion’s Share visa arrecadar 100 milhões de dólares por ano pedindo aos anunciantes que contribuam com 0,5% de seus gastos com mídia para cada anúncio que apresenta um animal.

A contribuição de 279 mil euros dos Leões dos ODS, que recebeu 834 inscrições em 2019, foi distribuída ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para apoiar projetos de conservação da vida selvagem e bem-estar animal na Ásia, África, América Latina e oceanos. As iniciativas Lion’s Share abordam uma série de questões desde a eliminação da caça furtiva de elefantes até o apoio a equipes femininas de guarda florestal e a preservação de espécies marinhas no triângulo de corais.

Introduzidos com o apoio das Nações Unidas em 2018, o SDG estabeleceu a referência como um prêmio global, honrando a criatividade e a eficácia da humanidade. O Lion desafia o setor a aproveitar a criatividade para impulsionar positivamente as mudanças e apoiar a sustentabilidade. O trabalho vencedor deve contribuir ou avançar na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que visa impactar as pessoas, o planeta e a prosperidade.

O presidente do júri Lion´s Share, David Droga, fundador e presidente criativo da Droga5 afirmou que tiveram que examinar e analisar “além da ideia criativa e a intencionalidade dela. Tinha de ser realmente provado que era algo que estava tendo um impacto genuíno e algo que poderia ser ampliado”.

Philip Thomas, presidente do Cannes Lions, afirmou que o SDG Lion foi pensado “para garantir que o setor aproveite seu poder criativo de transformar o mundo e apoiar os Objetivos Globais das Nações Unidas. É um privilégio, em nome de todos os participantes, doar as receitas para um projeto tão impactante que pede à indústria que contribua e considere a conservação de animais na publicidade.”

Boaz Paldi, gerente de engajamento e parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, apontou que ganhar o Grand Prix é o endosso “mais alto da indústria e abriu muitas portas para a The Lion’s Share. Ao elevar nosso perfil, as conversas com novas empresas aumentaram. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e nossos parceiros gostariam de agradecer imensamente à comunidade de Cannes Lions. Essa contribuição generosa ajudará muito a fazer a diferença na conservação e preservação do mundo natural.”

O Lion’s Share Fund foi anunciado pela primeira vez no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2018, com os embaixadores David Attenborough e a estrela de Game of Thrones Nikolaj Coster-Waldau.