Divulgação

Apesar da participação mais tímida do segmento de cervejas no Carnaval deste ano, duas marcas brilharão mais intensamente: Itaipava, no Sambódromo, e Antarctica, nos bloquinhos nas ruas.
A marca Itaipava é patrocinadora oficial e terá pela segunda vez um grandioso camarote na Marquês de Sapucaí.

Já a Kibon retorna, no lugar da Nestlé, depois de 19 anos de ausência. O Ragazzo, que chegou no ano passado ao Rio e já inaugurou sua nona loja, estreia no camarote e terá também cinco pontos de venda no Sambódromo.

A Itaipava será a cerveja oficial da festa na Marquês de Sapucaí, acordo fechado com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). A marca – que há anos é fornecedora exclusiva de cerveja nas quadras das escolas de samba cariocas – já está sendo comercializada nos ensaios técnicos desde janeiro. Segundo Eliana Cassandre, gerente de propaganda da Itaipava, o investimento da marca em ações de Carnaval este ano soma cerca de R$ 15 milhões, 15% a mais que no ano passado. O valor inclui, além do patrocínio da Liesa e do camarote, ações no PDV e patrocínios das quadras de 23 escolas, entre outros eventos. O camarote receberá 600 pessoas por noite.

Entre os patrocinadores oficiais da festa no Sambódromo carioca estão ainda Supermercados Guanabara e Elo Cartões. Outras empresas presentes com pontos de vendas no Sambódromo são Bob’s, Mister Pizza, Espetto Carioca e Doggis, entre outros.
O Supermercados Guanabara tem como atrações confirmadas Anitta, Ivete Sangalo, Capital Inicial e Preta Gil, entre outros.

Nas ruas
Este é o oitavo ano consecutivo da Antarctica como cerveja oficial do Carnaval de rua do Rio, apoiando mais de 300 blocos. Com o conceito Coisa boa gera coisa boa, a marca quer promover uma “corrente do bem” entre os foliões, despertando boas atitudes. A mensagem está presente na websérie da marca, que tem a segunda edição neste ano com Na Lata. A Antarctica também realizou uma tradicional feijoada na quadra do Cordão do Bola Preta e lançou uma série especial de latas que terá parte das vendas revertida para o concurso Lata Coisa Boa.

A marca Engov será patrocinadora de alguns dos blocos mais disputados do Rio, como o Escangalha (dia 25), Bangalafumenga (26), Sargento Pimenta (27) e Orquestra Voadora (28), com duas ativações: #envovalivia, com promotores espalhados que vão refrescar as pessoas com spray de água, e uma distribuição de tatuagens com frases divertidas relacionadas ao Carnaval. A marca também é uma das patrocinadoras do camarote CarnaUOL, na Sapucaí.

Outra patrocinadora, que está há três anos na folia de rua no Rio, é a Caixa. O evento gera mais de 5 mil empregos diretos com o credenciamento de vendedores ambulantes, criando oportunidade de trabalho e renda para as diferentes comunidades do entorno dos locais de desfiles dos blocos de rua em toda a cidade. São realizadas ainda parcerias com as cooperativas de coleta e reciclagem de latinhas, autorizadas pela Comlurb, com estimativa de coleta de mais de 24 toneladas de resíduos recicláveis durante o Carnaval Rio 2017.

A Caixa também é patrocinadora máster do Monobloco, tanto dos ensaios pré-carnavalescos quanto da apresentação do bloco na abertura do Carnaval de São Paulo e no desfile no Carnaval de rua do Rio. As contrapartidas são a inserção das marcas Caixa e Governo Federal no material de divulgação do bloco, instalação de banner e distribuição de brindes promocionais nos ensaios da Fundição Progresso e nos painéis luminosos do carro de som durante o desfile do bloco. O banco realiza ainda ações de ativação durante as concentrações e desfiles dos principais blocos de rua do Carnaval do Rio.

Este ano, outra novidade é a Red Bull TV, que transmitirá mundialmente, nos dias 26 e 27 de fevereiro, duas horas dos desfiles do grupo Especial diretamente do Sambódromo do Rio, com apresentação do britânico Will Best, Carolina de Moraes e Layla Anna Lee, a partir das 3h.