Quando assistimos a um comercial de televisão ou analisamos um anúncio em uma revista, geralmente, não temos ideia do trabalho por trás daquela campanha. Entre as diversas áreas que compõem a produção, o casting – seleção de elenco – é uma das partes fundamentais para o sucesso de uma peça publicitária.

Para Tato Bono, head de produção da Publicis Brasil, um bom casting requer atenção, cuidado e uma boa pesquisa. “Um bom briefing é essencial para a escolha das pessoas certas. Temos clientes que possuem diversas orientações. Alguns gostam de trabalhar com pessoas reais. Já outros, possuem direcionamentos diferentes para a escolha do elenco. Um bom casting vai variar de acordo com o objetivo de cada campanha”, afirma.

Mas e os anunciantes? Será que já estão abraçando mais diversidade? Segundo Bono, alguns clientes mais que outros. “Aqui na agência temos o exemplo do Carrefour, uma marca que superabraça a diversidade. Na campanha Faz na sua, um dos filmes abre com um menino com Síndrome de Down. Já o Bradesco, em suas últimas campanhas, tinha diversos personagens com algum tipo de deficiência física, pois eles eram patrocinadores das Paralimpíadas. Um fato que acho interessante, e chama a atenção, é que sempre temos de atrair essas pessoas para o teste quando abrimos casting. Quem sabe no futuro isso não seja mais necessário e pessoas com diversos tipos de perfis se apresentem de forma natural”.

E foi pensando nessa diversidade e com uma ideia singular, que a advogada Maria Rosa von Horn abriu, em 2009, em São Paulo, uma agência de modelos para mulheres com mais de 50 anos. Com modelos maduras de todo o país, a Fifty Models possui atualmente cerca de 30 agenciadas que realizam trabalhos para diferentes marcas e empresas.

Segundo Maria Rosa, as atividades da agência valorizam a maturidade feminina. “Maturidade é o momento da reflexão e da renovação para se viver com plenitude os anos seguintes. Não adianta bisturi por fora sem plástica por dentro, retoque de raíz sem reforma do pensamento. O segredo é renovar-se interiormente e acreditar que você pode, sempre, reinventar-se. Somos as mulheres do passado que abriram portas para as destemidas do futuro”.

Mas se você acha que apenas crianças, mulheres e homens bonitos participam do casting de uma campanha, está totalmente enganado. Animais de diversos portes e espécies também participam dos processos seletivos. Há oito anos no mercado, a empresa Pet Model Brasil é especializada no agenciamento de animais para campanhas publicitárias e já conta com mais de 60 trabalhos em seu portfólio.

“Nossa meta é oferecer várias opções de modelos para cada produção a ser realizada, como eventos, ações corporativas, ensaios fotográficos e filmes publicitários, encaminhando os melhores adestradores para orientar produtores e clientes da melhor maneira possível, sempre garantindo o bem-estar e a segurança dos animais”, explica a diretora da Pet Model Brasil, Deborah Zeigelboim.

A agência, de Curitiba, que acaba de inaugurar um espaço em São Paulo, quer profissionalizar a área e proporcionar novas ferramentas para atender às demandas de todo o país. “Nunca aprovamos trabalhos que não nos garantam a segurança e bem-estar do animal, pois você tira ele de seu ambiente natural e o coloca em set de gravação que o animal não está acostumado. Para cada produção são avaliados o cliente, o produto, além da qualidade, ética e mensagem a ser passada”, explica.

Ainda segundo a executiva, os animais mais procurados pelo mercado são os cachorros e os gatos, que podem ter um cachê de R$ 1.200 a R$ 1.800, dependendo do porte do animal. Deborah ainda revela que o animal mais inusitado já selecionado de sua agência foi um jegue, para uma ação de Hyundai. “Temos 700 animais adestrados de diversas espécies que já fizeram trabalhos para a Unilever, Bayer, Prefeitura e governo do estado. Temos espaço na agência para todas as espécies e raças de animais em nosso elenco. A empresa funciona como mediadora e cuida dos interesses do tutor do animal, facilitando a produção, inclusive no dia. O engraçado é que hoje a procura pelo pet é a menor do mercado”, completa.

A nova campanha da Chevrolet, criada pela Publicis Brasil, para comemorar os dois anos da marca como líder de vendas, chamou a atenção dos consumidores ao trazer um papagaio cantor. “O animal virou a estrela da campanha. O papagaio ganhou uma proporção muito maior do que esperávamos, pois ele contracenou muito bem com o ator e a cena ficou incrível. Trabalhar com animal é sempre uma surpresa, pois a gente nunca sabe o quanto ele vai render. Sempre que temos animal no set o cuidado é redobrado com profissionais específicos para zelar pelo cuidado do bichinho”, diz Tato Bono, head de produção da Publicis Brasil.