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Durante a manhã desta sexta-feira (12), um ciberataque derrubou sistemas de comunicação de várias empresas e serviços públicos espalhados pelo mundo. Na Espanha, os ataques atingiram várias empresas, incluindo a rede interna da Telefônica, onde os funcionários foram orientados a desligar seus computadores. Segundo relatos de colaboradores, os sistemas da seguradora Mapfre e do banco BBVA também podem ter sido atingidos.

De acordo com Costin Raiu, diretor de pesquisa global e equipe de análise da Kaspersky Lab, mais de 45.000 ataques ocorreram em 74 países. As invasões aconteceram pelas telas dos computadores, onde apareciam mensagens pedindo o pagamento de um resgate em bitcoins equivalente a US$ 300 para o sistema ser reativado. No Reino Unido, pelo menos 16 hospitais enfrentaram problemas semelhantes contra seus sistemas de tecnologia. Entretanto, o bloqueio dos computadores impediu o acesso a prontuários. Problemas foram detectados em países como Rússia, Japão, Turquia, Filipinas, Alemanha, entre outros.

Quem provoca esse bloqueio é o vírus ransomware WannaCry , que exige o pagamento do ‘resgate’ para desbloquear o acesso a arquivos e o retorno do funcionamento do sistema operacional. Ele se espalhou por meio de uma falha no Windows. A Microsoft, por sua vez, manifestou essa falha na segurança em março e sugeriu que os sistemas fossem atualizados.

No Brasil, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo recebeu ataques e o site estava fora do ar até as 15h31. A Telefônica Brasil disparou um comunicado dizendo que a Telefônica Espanha detectou um incidente de segurança cibernética que afetou alguns computadores de colaboradores que estão na rede corporativa da empresa.

“Imediatamente, foi ativado o protocolo de segurança para tais incidentes com a intenção de que os computadores afetados voltem a funcionar o mais rapidamente possível. A Telefônica Brasil não foi impactada pelo incidente de segurança, mas, mesmo assim, está tomando medidas preventivas para garantir a normalidade de sua operação”, diz o comunicado.

 Campanha

Criada pela agência ElevenPaths, a Telefônica estreou, neste mês de maio, uma campanha de Dia das Mães chamada “Mãe, eu quero ser hacker”. No filme, o texto enfatiza que as mães sempre ajudaram a escolher o futuro dos filhos. Por isso, decidiram homenagear as mães que contribuíram e que contribuem para a transformação da sociedade através da tecnologia. Eles também reforçam a hashtag #MulheresHackers.