Alê Oliveira

Se para a iniciativa privada é difícil assinar uma peça ou campanha publicitária abordando graves erros de conduta, ainda que prometendo e já tendo tomado providências para saná-los, para a empresa pública torna-se muito mais difícil o tradicional mea culpa.

A Petrobras, porém, vai na contramão desse comportamento, dando início à veiculação de uma campanha (Confiança) criada pela DPZ&T (Rafael Urenha), pela qual reconhece ter sido vítima de esquemas de corrupção, mas colaborou e colabora ativamente com as investigações e pune os responsáveis por irregularidades, além de reforçar seu controle e prevenção contra as fraudes, contratando especialistas no combate à corrupção e criando um canal independente para denúncias.

Estão em veiculação, na mídia, três vídeos versando sobre o tema que abalou o país, registrando em um deles a recuperação de três bilhões de reais, através de procedimentos judiciais cabíveis contra os meliantes de grosso calibre que ludibriaram a empresa.

O mote da campanha está no encerramento dos vídeos: Não existe caminho fácil. Existe o caminho certo.

O desenrolar das mensagens é instigante: passa-se dentro de um lava-jato de posto de serviços, funcionando a todo vapor em direção à mensagem final: Estamos passando essa história a limpo.

A campanha criada pela DPZ&T traduz uma lição comportamental em um momento já de grande esperança para a maioria dos brasileiros, que nas últimas eleições apostaram em um novo governo central, presumidamente livre dos vícios do passado que frequentaram os cofres públicos de ministérios, repartições, autarquias e empresas públicas brasileiras.

Por um bom tempo a campanha será lembrada, contribuindo para que de fato a limpeza proporcionada pelo lava-jato do primeiro vídeo, permaneça no dia a dia do nosso país.

Acreditamos ser isso possível, desde que não arredemos nossos pés do campo higienizado pela estatal do petróleo, nessa campanha de incalculável valor patriótico criada e desenvolvida pelos profissionais da DPZ&T.

 

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Ainda na linha de campanhas cívicas, foi lançada na semana passada, na sede do Ministério Público Federal em São Paulo, a campanha da Lei do Minuto Seguinte, coordenada pela Abap (Associação Brasileira de Agências de Propaganda) e criada/produzida pela agência Y&R.

A campanha lembra a população sobre uma lei que garante atendimento de saúde gratuito e imediato a qualquer pessoa vítima de estupro, sem a necessidade do constrangimento de fazer BO ou ir à delegacia.

Criada em 2013, a lei foi pouco divulgada, o que agora se pretende com o trabalho da Y&R e colaboração da mídia, em um trabalho de coordenação já em desenvolvimento pela Abap.

As principais marcas da mídia brasileira – e aqui incluído o PROPMARK – estão cedendo veiculações gratuitas para as peças da campanha, contribuindo de forma irrestrita para que a chamada Lei do Minuto Seguinte não seja mais uma a virar letra morta, infelizmente uma tradição bem brasileira.

 

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Paralelamente à abertura de mais um Salão do Automóvel, um atrevimento do inesquecível Caio de Alcântara Machado, que de dois em dois anos se realiza em São Paulo, estão sendo lançados os novos modelos do mercado automotivo.

Chama a atenção, além do esforço dos especialistas do design desses desejados produtos, a evolução do discurso criativo nas peças publicitárias, confirmando o inesgotável talento brasileiro nessa missão profissional.

É mais um detalhe a reforçar a percepção de que o pior já passou na economia brasileira. Estamos agora a caminho de uma necessária recuperação, que já se vislumbra em praticamente todos os setores de atividades.

Chamamos a atenção dos leitores para as entrevistas com Hugo Rodrigues (que atende a GM), Luiz Sanches (Volks) e João Ciaco (marketing da Fiat).

 

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Entrevistas feitas pela nossa Redação com João Livi (Talent Marcel) e Armando Strozenberg (ex-Contemporânea e atual consultor) refletem igualmente a evolução com um misto de esperança do momento brasileiro.

Há uma característica comum flagrada nas entrelinhas dos depoentes: o desânimo começa a dar adeus e a confiança se restabelece aos poucos, acenando para uma nova e boa fase da vida brasileira.

Essa mudança comportamental abre portas para que sejam boas e fartas as campanhas visando o Natal que se aproxima.

Se realmente a maior das profissões brasileiras é a esperança, estamos caminhando em direção à recuperação das energias que abandonamos lá atrás.

Necessitamos, porém, de várias mudanças e uma delas se refere ao que ocorre neste mês de novembro: feriados em excesso em um único mês, com as inevitáveis emendas de dias úteis intercalados.

Tivemos o dia 2 (imexível, como diria aquele esquecido ex-sindicalista), o 15 de novembro (que pode deixar de ser; a República está mais do que consolidada e festejada) e o dia 20, em homenagem à consciência negra, que um dia acreditamos será desnecessário (ainda não agora).

Tivéssemos já afastado o feriado do dia 15, o país ganharia pelo menos mais três dias úteis em produção.

Aos que discordam desta opinião, convém lembrar que estamos às vésperas das campanhas de Natal (algumas já iniciadas), que provocam os melhores resultados do ano para o comércio (e em consequência favorecendo a indústria).

Refazer o país é também pensar nessas barreiras ao desenvolvimento.

 

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Merece aplausos o esforço das empresas e profissionais do live marketing na sua luta para que os nossos governos, em todas as suas esferas, possam abrir concorrência para a escolha de agências especializadas no setor.

Os países mais adiantados têm o reconhecimento e a procura dos seus governantes nas novidades e mudanças dos mercados como um todo.

 

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Este Editorial é uma homenagem à incansável e talentosa Gal Barradas, que lança nesta segunda-feira (12), no lounge d’O Parque (SP), seu livro Novas questões, respostas diferentes.

Foram estas as palavras da autora nos convites feitos ao imenso público amigo: “Já lancei centenas de campanhas, já lancei agência e até aplicativo e agora resolvi lançar um livro para dividir tudo que aprendi com tudo isso”.

Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda (aferrentini@editorareferencia.com.br).