Quando o final do ano se aproxima, é comum ver eventos e listas premiando e reconhecendo líderes que estão no topo das agências ou representam grandes anunciantes. Por isso, com o objetivo de apoiar quem está começando a carreira e já lutando por mudanças reais, o coletivo Papel & Caneta acaba de lançar sua lista anual.

Desenvolvida ao longo do ano ao selecionar ideias que foram lançadas de forma independente, 30 nomes compõem a lista de 2019 — formando um grupo de 12 homens e 18 mulheres. Além disso, antes do resultado ser oficialmente divulgado, um encontro foi feito em São Paulo com o apoio da FLAGCX para que todos pudessem se conhecer pessoalmente, compartilhar suas jornadas e entender como eles podem se ajudar.

“Listas são importantes, pois nos lembram quem fez coisas incríveis durante o ano. No entanto, nessa terceira edição eu sentia que era hora de construir algo que pudesse ir além e, a partir disso, surgiu então a ideia de reunir pela primeira vez jovens em um só lugar antes do lançamento. Sem que ninguém soubesse quem estaria lá”, diz André Chaves, idealizador do Papel & Caneta.

Entre os selecionados de 2019, estão nomes como Saymon Medeiros que trabalha em uma agência em Dubai, mas neste ano criou a planilha ‘Quem te ajudou aí’ para inspirar profissionais com boas referências e indicações. A lista também inclui Joana Mendes, redatora que desenvolveu um banco de imagens para mulheres negras feito por mulheres negras, e o coletivo Viva Voz de Porto Alegre que, em Julho, lançou o primeiro banco de imagens LGBTQIA+ do país.

“Eu me sinto honrada em fazer parte dessa lista, porque eu sei que quando eu apareço ali, levo junto comigo as mulheres negras da minha família, as meninas negras que vieram de onde eu vim, as mulheres negras que convivem comigo no dia a dia e mais de 3.500 mulheres negras que fazem parte da rede da Indique Uma Preta”, afirma Daniele Mattos, cofundadora da Indique uma Preta e analista sênior de comunicação e cultura da Mutato

“Eu tive duas sensações quando me vi entre os nomes: a primeira foi confiança de que não precisamos fazer os mesmos caminhos dos grandes nomes do mercado para chegar lá. A segunda foi a de que não estamos sozinhos ou sozinhas. Às vezes é muito solitário. Ver que tem pelo menos mais 29 nomes tentando o mesmo – cada qual à sua maneira – é muito bom”, relata Gabriela Rodrigues, idealizada de uma carta aberta ao mercado e creative data manager na Soko.

Veja a lista completa e o vídeo do encontro dos jovens abaixo, confira as histórias dos profissionais aqui:

Amanda Abreu
Ana Antunes
Arthur Melo
Asaph Luccas
Betina Aymone
Carol Santos
Clariza Rosa
Daniele Mattos
Fernanda Sanchis
Gabriel Moniz
Gabriel Soares
Gabriela Rodrigues
Guilherme Candido
Guter Sá
Helena Gusmão
Jeferson Guimarães
Joana Mendes
Joyce Santos
Layana Leonardo
Leonardo Domingos
Lucas Schuch
Manoela Haase
Maria Paula Picin
Oliv Barros
Patricia Richer
Ricardo Silvestre
Saymon Medeiros
Tatiane Ursulino
Tawane Silva
Verônica Dudiman