Um estudo  conduzido pela empresa de pesquisas The Creative Group junto a 400 executivos de marketing e publicidade  do mercado dos Estados Unidos aponta que está crescendo o desafio de encontrar talentos para atender às necessidades das empresas do setor. Dos entrevistados, 53% reportaram dificuldade de contratar profissionais criativos, contra 45% que pensavam da mesma forma há seis meses.

A maioria dos executivos entrevistados se disse disposta a manter o nível de contratações para 2018 (78%), adicionando pessoas conforme as vagas vão surgindo. Apenas 5% desejam criar novas posições e 17% não querem nem criar novos cargos ou preencher vagas disponíveis.

A área em que haverá mais contratações, de acordo com os executivos do estudo, é content marketing. Dos entrevistados, 25% querem ter profissionais com essa especialidade em 2018.

Outras áreas com grande interesse são gestão de produtos/marca (23%), marketing digital (22%), pesquisa de marketing (20%), redação publicitária (20%), social media (19%), experiência ao consumidor (18%), mídia interativa (18%), produção/design de impressos (17%), serviços de mídia (17%), relações públicas (14%), direção de arte (13%), atendimento (13%), web design (12%) e desenvolvimento mobile (10%).

A The Creative Group também indicou quais são as áreas em que há mais dificuldade de se encontrar profissionais criativos. A primeira é web design, seguida por pesquisa de marketing, gestão de produto/marca e marketing digital.

“No começo do ano, os orçamentos de marketing  estão sendo aprovados e os times de criação e marketing estão contratando para as nova campanhas que irão guiar o crescimento do negócio das empresas. Uma prioridade clara é o uso de dados para entregar experiências personalizadas ao longo da jornada do consumidor. Encontrar pessoas nessa área é um desafio e há grande demanda”, afirma Diane Domeyer, diretora executiva da The Creative Group. “Os gestores querem pessoas com especialidade em desenvolver e executar estratégias digitais. Posições como estrategista de conteúdo, gestão de marketing analytics e user experience tem grande demanda”, completa.

iStock

Leia mais
Profissional é atraído por empresas com oportunidades mais criativas