Anúncio Grelhado conquistou nove Leões no Cannes Lions 2019 (Crédito: Divulgação)

Foi com um bocado de ousadia e uma fatia de coragem que o Burger King encontrou a receita de comunicação perfeita para a sua marca. As campanhas irreverentes, que muitas vezes passeiam por temas peculiares, fizeram com que a companhia – que chegou ao mercado brasileiro em 2011 – conseguisse agradar o público e se consolidar no país.

“O ano de 2019 foi incrível e o melhor da nossa história. Afinal, conquistamos o posto de marca preferida pelos brasileiros. Fernando Machado, nosso CMO global, comentou outro dia que o Brasil é o único país onde o Burger King é a marca de fast-food preferida dos consumidores. Isso não existe em nenhum outro lugar do mundo, onde, geralmente, somos a número dois. Mas vale ressaltar que este não é apenas um trabalho de marketing e, sim, de quase 20 mil pessoas que ajudam a construir essa marca e a conquistar este sonho”, comenta Ariel Grunkraut, diretor de vendas e marketing do Burger King Brasil.

A agência David é a responsável pela criação das mensagens da marca que já abordou assuntos como política, diversidade e inclusão, mas sempre com o intuito de criar um diálogo e contribuir para uma sociedade mais igualitária.  

“A estratégia de campanhas mais ousadas e de coragem ajuda a se aproximar do público. O consumidor quer marcas que se posicionem para que ele possa se identificar. Essa combinação de coragem e ousadia já existe no mundo inteiro, mas o Brasil tem se destacado por fazer isso de uma maneira muito consistente nos últimos anos”, ressalta Grunkraut.

As campanhas Anúncio Grelhado, Cego e Halloween Boletos, entre outras, fizeram parte do dia a dia dos consumidores neste ano de 2019 e conquistaram júris especializados em diversas premiações pelo mundo. Só no Cannes Lions, a peça Anúncio Grelhado conquistou nove Leões, sendo o trabalho brasileiro mais premiado do festival.

“Já somos reconhecidos dentro do Burger King Corporation por ser um país consistente, que possui a criatividade como o nosso principal diferencial competitivo. Acreditamos no nosso posicionamento, em um mundo mais diverso e em oferecer o que há de melhor em qualidade de produtos”, diz.

Ariel Grunkraut, diretor de vendas e marketing do Burger King Brasil (Crédito: Divulgação)

Diversidade e sustentabilidade

Os discursos pró-diversidade não ficam apenas nas campanhas. É o que garante Grunkraut, revelando que a companhia possui alguns projetos internos. “Este ano atingimos a marca de 52% de mulheres na liderança da companhia no Brasil. Além disso, elegemos a primeira mulher para o nosso conselho de administração. É um marco interessante, mas sabemos que temos a oportunidade de fazer mais e melhor. Essa é uma bandeira na nossa empresa”, reforça.

Ainda segundo o executivo, quando o assunto é sustentabilidade, a marca possui um pacto com o meio ambiente e a sociedade. “Fomos a primeira marca de fast-food a anunciar o hambúrguer à base de planta e também saímos na frente quando tiramos o canudo plástico das lojas. Agora, vamos retirar de 100% dos restaurantes a caixa de papelão do combo King Jr. Temos o desafio de conseguir ter uma maior responsabilidade com o impacto. Isto será muito relevante em 2020”, diz.

Futuro

Com a mudança frenética no comportamento do consumidor, o Burger King entende que é preciso estar antenado para conversar com a nova geração. “Quando olho para 2020, observo que as coisas vão continuar neste processo de disrupção. Os consumidores estão mais preocupados com a transparência das empresas e querendo entender como elas apresentam o seu posicionamento. Queremos ser mais do que uma empresa que vende hambúrguer, temos o papel de contribuir para uma sociedade melhor”, finaliza Grunkraut.

Confira abaixo as cinco marcas mais votadas na pesquisa Melhores PROPMARK

Burger King

McDonald’s

Santander

Itaú

Natura *

Renault *

*Houve empate de votos na quinta posição