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O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu, por unanimidade, advertir a Empiricus Research e pediu a retirada de seis comerciais da empresa do ar, incluindo o vídeo da Bettina.

Em julgamento realizado na última terça-feira (21), a 6ª Câmara do Conselho de Ética do Conar aprovou a recomendação de “sustação agravada por advertência ao anunciante”.

A medida se estende para as peças “Oi. Meu nome é Bettina”; “Dobre seu salário em tempo recorde”; “+251 todos os dias na sua conta”; “Receba todo mês R$1.823,53 de aluguel”; “Milionário com ações” e “O dobro ou nada”.

Por meio de nota, a empresa esclarece que  “já havia retirado do ar, por livre e espontânea vontade, cinco dos seis anúncios objetos da representação do Conar. A remoção foi feita por razões estratégicas de negócio e não por a empresa reconhecer qualquer irregularidade nas campanhas. A Empiricus informa ainda que descontinuou, na manhã desta quarta-feira (22), a única campanha remanescente.”

O processo foi aberto no Conar em março, após a polêmica envolvendo o vídeo da funcionária Bettina. A representação foi aberta a partir de denúncias de consumidores, que questionaram a veracidade das afirmações contidas nos vídeos, prometendo rentabilidade elevada para investimentos financeiros, sem dar detalhes sobre as transações. (relembre aqui)

O vídeo original ainda continua disponível  em outros canais, conforme é possível ver aqui:

Na época, Felipe Miranda, CEO da empresa, afirmou ao PROPMARK que a Empiricus não pensa em um target para uma campanha. “Você testa várias e uma delas vai bem e aí continua impulsionando até o infinito se for bem. É um processo de tentativa e erro. E foi exatamente o que aconteceu agora”, comentou.