Divulgação

O Grupo Climatempo e a StormGeo assinaram uma parceria estratégica na qual a empresa norueguesa adquire 51% da Climatempo. Eles se uniram para se tornar a empresa líder latino-americana em inteligência climática. O Climatempo é posicionado como líder em serviços de meteorologia no Brasil, e a StormGeo está na dianteira global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

Carlos Magno do Nascimento, fundador e presidente do Grupo Climatempo, permanece no comando da empresa como CEO. Unindo-se à StormGeo, o Climatempo ganha acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer suas competências e alcance, incluindo serviços e soluções focados nos setores de energia e energia renovável.

 “A parceria com a Climatempo nos permite ampliar substancialmente nossa posição competitiva no Brasil e na América Latina. Como 8ª maior economia do mundo, o país oferece excelentes oportunidades de crescimento em uma variedade de setores industriais, em particular na agricultura e na energia. Estamos particularmente entusiasmados com o Agroclima PRO da Climatempo, que oferece apoio personalizado à decisão dos agricultores – um serviço pioneiro no mercado brasileiro”, afirma Per-Olof Schroeder, CEO da StormGeo.

“Esse acordo representa um imenso ganho de tecnologia. Soluções em inteligência artificial são cada vez mais fundamentais em qualquer setor e na meteorologia não é diferente. Cada vez mais nosso segmento exige altos investimentos em inovações tecnológicas para melhorar a competitividade. Agora, ao lado da StormGeo, estamos prontos para dar um salto ainda maior”, afirma Magno.

Com essa parceria, a StormGeo também adquire 30% da TV Climatempo, o que atende ao limite constitucional de investimento estrangeiro em grupos de comunicação. A BRG Capital atuou como consultora financeira da Climatempo no negócio.