Neste dia, 27 de outubro, a ESPM completa 70 anos de atividade. Não haverá festa por conta da pandemia, que ainda exige muitos cuidados. Mas a escola preparou algumas ações para não deixar a data passar em branco. O logo em comemoração aos 70 Anos da ESPM, por exemplo, é uma delas. E foi escolhido a partir de um concurso online, que contou com a participação de alunos de todos os campi: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O projeto vencedor foi desenvolvido por Lorena Logiacco Graçae Thamirys Couto Teles Estercio, estudantes do curso de Design da ESPM SP. O processo de decisão ocorreu em duas etapas.

A primeira, de análise, foi realizada por seis professores da ESPM. A segunda contou com um júri externo, composto pelos publicitários Hugo Rodrigues, executive chairman da agência WMcCann, e Rafael Torres, designer gráfico especializado em branding e gestão de marcas.

No final do processo, os dois logos com melhor pontuação foram submetidos à escolha de Dalton Pastore, presidente da ESPM. As vencedoras ganharam a concessão de bolsa 100% nas categorias: Atualização, Férias e CIC.

Também foi criado um site comemorativo, onde o leitor encontra outras diversas ações da escola, como painéis instagramáveis, que permite postagem de fotos nas redes sociais feitas por alunos e funcionários da ESPM. Também está sendo preparada uma edição especial da revista para os 70 anos da escola, com reportagens, depoimentos, fotos e curiosidades das últimas sete décadas.

A ESPM nasceu de uma sala emprestada pelo Masp (Museu de Arte de São Paulo), em 1951, com a ideia de se criar no Brasil um centro de excelência em publicidade. O ideal virou realidade e hoje é uma referência nacional no ensino superior em todos os seus campos de atuação, Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa.

Seus 12.600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1.100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis.

O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases atualmente da ESPM. “Neste ano de aniversário, vamos celebrar a tradição da ESPM, que é tão fundamentalmente importante no meio universitário. E vamos celebrar nossa ousadia para inovar, tão vital e decisiva no mundo atual”, diz Dalton Pastore. 

Villa Aymoré, uma das unidades da ESPM (Divulgação)