Marco Aurélio Gianelli, o Pernil, da AlmapBBDO, será jurado no D&AD 2020

O ECD da AlmapBBDO Marco Aurélio Gianelli, conhecido como Pernil, é um dos 15 jurados brasileiros na edição 2020 do D&AD Awards, que realizará todo o julgamento de peças virtualmente, devido à pandemia da Covid-19. Pernil está no júri de Ilustração. Para ele, um bom case na área precisa ser limpo, simples e ajudar a ideia. “Isso acho que é universal”, diz Pernil. A previsão do festival é que a avaliação online dos júris ocorra entre maio e junho – o D&AD estava programado entre os dias 19 e 21 de maio, em Londres, mas o evento presencial foi cancelado. “A organização tem de pensar na segurança de todos e no que é possível fazer no momento”, ressalta o criativo. Confira a seguir a sua entrevista.

Premiação online
Eu acho que cada festival tem autonomia e deve levar em consideração as próprias características para manter ou não a premiação. Como lembrou o Pedro Prado na entrevista dele (publicada em 20/04), o D&AD não tem fins lucrativos, o que dá um lastro interessante para que ele ainda aconteça. E, além disso, as datas de inscrição do festival foram antes da explosão do coronavírus, o que deve ter ajudado também.

Segurança
Acho que qualquer jurado em sã consciência preferiria ir para Londres fazer o julgamento presencial numa antiga cervejaria em Brick Lane (o lindo lugar onde o festival é realizado), conhecer gente do mundo todo e poder sair para comemorar ou afogar as mágoas num pub. Mas é claro que a organização tem de pensar na segurança de todos e no que é possível fazer no momento.

Preparação
Não acho que existe algo que se possa aprender assim, de última hora. Não vou virar um especialista em ilustração de uma hora para outra. Mas acho que algum critério eu já devo ter.

Ilustração
Não necessariamente Ilustração é uma categoria totalmente ligada aos meios impressos. Claro que a gente se acostumou a ver ilustrações na mídia impressa. Mas, hoje, muito do digital é feito com imagens ou ilustrações, estáticas ou não.

Filmes
Na verdade, dentro da categoria Ilustração existe uma subcategoria chamada de Moving Image, onde são inscritos filmes.

Ideia
Minha formação é de redator. Então, tecnicamente, eu sou uma tragédia pra ditar qualquer regra (sendo educado) a respeito do que uma boa ilustração precisa ter. Mas acho que isso pode ser uma vantagem também. Talvez eu me preocupe mais em entender como a ilustração ajuda na ideia da campanha.

Tendências
Com toda a honestidade do mundo, eu não tenho a menor ideia sobre as tendências na área. Posso dizer o que eu pessoalmente gosto em uma ilustração: do que é mais limpo, simples e que ajuda a ideia. Isso acho que é universal.

Visual
Acredito que o visual é tão importante para uma ilustração como a ideia. Acho que não dá nem para separar estas duas coisas. Por mais que a categoria seja restrita, a gente acaba, naturalmente, avaliando o todo.

Soberana
Eu acho que o que vale sempre é a ideia, pra tudo, em qualquer categoria. Um post all type pode chamar atenção do mundo inteiro. O Michael Jordan 1 x 0 Isaac Newton continua brilhante até hoje. Uma foto, uma mensagem. Podia ser um post. Enfim, tudo isso pra dizer que as ideias são soberanas. Quando são boas, chamam a atenção.

Favoritos
Eu acho muito difícil fazer previsões sem ver a totalidade do trabalho, quantidade de inscrições etc. Esta semana mesmo, eu recebi um projeto chamado Instant D+CT+R da The Bloc, que tem ilustrações superbacanas, bem amarradas com a ideia central do projeto. Mas, como em qualquer julgamento, nada é tão previsível.