Dia das Mães, ENEM, Black Friday e Natal. Todas essas ocasiões, sejam datas comemorativas ou situações que mobilizam grande contingente de pessoas, têm dois pontos em comum. Elas constituem “eventos” na vida das pessoas e podem estar atreladas a algum apelo comercial. A junção destas duas características está redimensionando o papel dos jornais de distribuição gratuita para o mercado publicitário.

Essas ocasiões permitem a realização de ações com o lançamento de edições especiais. Essas iniciativas podem ser totalmente customizadas. Por exemplo, na Black Friday, alguns varejistas antecipam o início das vendas promocionais para o final da noite de quinta-feira, em meio à expectativa grande dos consumidores, que já planejaram suas compras e aguardam ansiosamente o relógio marcar meia-noite. Nesse cenário, pode fazer toda a diferença uma edição especial distribuída entre 18h e 20h, apresentando grandes ofertas que estarão no website e aplicativo do varejista, além de um conteúdo com dicas para fazer as compras com maior segurança. Esse impacto é poderoso e transformador em um momento que, para muitos consumidores, é tomada a decisão de compra. A frequência dessas mensagens foi mantida na manhã da Black Friday com uma nova edição especial.

O mesmo pode acontecer em um lançamento imobiliário, feirões automotivos ou nos locais da prova do ENEM, que podem se tornar pontos de distribuição do jornal. Mais uma vez é possível criar uma inserção oportuna e relevante na jornada das pessoas com conteúdo pertinente e prestação de serviço, além de uma boa campanha publicitária. Quer tornar esse ponto de contato em uma experiência de marca mais íntima? Um contingente de cerca de 100 gazeteiros uniformizados com a sua marca cumpre essa missão.

Ao lançar um novo empreendimento, a construtora pode articular a distribuição do jornal, prestando serviço com conteúdo que destaque o que aquela localização possui de melhor. Varejistas que estão abrindo uma nova loja ou redes bancárias que inauguram agências podem fazer o mesmo. São apenas alguns exemplos reais que mostram a existência de uma gama bastante variada de possibilidades para as quais os profissionais de marketing devem estar atentos.

O fato é que os eventos da vida real abrem espaço para que os jornais de distribuição gratuita ganhem força por meio de grande flexibilidade e dinamismo. Desta forma, com diversidade nos formatos e na segmentação do público, essa mídia fica mais próxima da versatilidade obtida apenas no ambiente digital, mas com a credibilidade do meio jornal.

Esse movimento tem outro reflexo importante na forma de pensar o meio jornal como opção para iniciativas dos anunciantes. A gama diversificada de possíveis ações, explorando também a força do conteúdo relevante e pertinente, em uma abordagem precisa no que tange à relação entre público, localização e ocasião (timing) fazem com que as publicações de distribuição gratuita constituam um canal de impacto bastante favorável para ser explorado tanto como mídia de lançamento quanto de sustentação.

Nas ruas, no dia a dia, nos momentos especiais e em ocasiões marcantes, com presença customizada e próxima, além de impacto segmentado e frequente. É assim que as páginas dos jornais de distribuição gratuita abrem caminhos para omarketing de marcas, produtos e serviços. Explore o potencial desse caminho e aproveite os resultados. Nos vemos no próximo metrô.

Roseli Thomeu é diretora presidente do Metrô News