Reprodução

A 66ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que acontece entre 17 e 21 de junho, promoverá debates sobre os problemas e (falta de) transparência no uso de dados. Para falar sobre o assunto, o evento convidou Alexander Nix, ex-CEO e fundador da Cambridge Analytica, empresa envolvida em escândalos ligados ao uso irregular de informações pessoais na última eleição americana, que elegeu Donald Trump à presidência do país; e ao Brexit, que votou a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, por exemplo.

Em sua primeira palestra desde que a Cambridge Analytica entrou em processo de falência, Nix se unirá a Gillian Tett, editora-chefe do Financial Times, para discutir dados pessoais e agendas políticas. Após as alegações de que a empresa coletava ilicitamente os dados do Facebook, reguladores britânicos iniciaram uma investigação sobre ela. Com o desenrolar da história, seus impactos foram sentidos em todo o mundo, e a dupla analisará as reportagens publicadas e suas implicações para o futuro do setor.

Além do executivo, falarão sobre o tema nomes como Anthony Reeves, CCOda Wunderman Seattle; Susan Ren, diretora sênior de transformação digital da Unilever; e Steven Pinker, professor da Universidade de Harvard. O objetivo dos painéis será questionar como envolver os consumidores e promover troca de valores utilizando dados como insights e, ao mesmo tempo, respeitar os limites e leis de privacidade.

A programação completa de palestras do festival pode ser conferida no site do evento.