Aplicativo pode ser acessado a partir de segunda-feira (3)

 

O Facebook apresentou nesta quinta-feira (30) o seu aplicativo para leitura de notícias, denominado Paper. A ferramenta, criada para smartphones e tablets, terá 19 seções de notícias, incluindo Esportes, Tecnologia, Design e Cultura Pop, e apresentará o Feed de Notícias do usuário com um visual diferente do visto no aplicativo principal da rede.

As notícias passarão por um processo de curadoria coordenado por equipes de jornalistas especializados em diversos assuntos. Eles assumirão o posto de editores e selecionarão as melhores histórias publicadas por páginas e perfis de notícias no Facebook. Os usuários, por sua vez, poderão escolher quais áreas desejam assinar e receber atualizações. Há também uma função para compartilhar a notícia para os amigos. O app estará disponível inicialmente apenas para iPhone, a partir desta segunda-feira (3), na loja iTunes dos Estados Unidos. Ainda não há previsão de quando outros países e dispositivos, como o Android, poderão ter acesso a ele.

O Paper é o primeiro produto do Facebook Creative Labs, iniciativa da companhia que promove e incentiva pequenos times a desenvolverem novos apps voltados para dispositivos móveis. Especula-se que ele já vinha sendo desenvolvido há anos e que teria sido concluído há algum tempo, mas Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, teria adiado seu anúncio até convencer a todos que a rede social precisaria criar mais aplicativos. O lançamento acontece na semana em que a rede completa 10 anos e, inicialmente, não exibirá publicidade.

Resultados

O Facebook anunciou resultados obtidos pela rede no quarto trimestre de 2013. No período, a receita total foi de US$ 2,59 bilhões – um aumento de 63% ano a ano, ante US$ 1,59 bilhão no quarto trimestre de 2012. A receita de publicidade foi de US$ 2,34 bilhões, um crescimento de 76% em relação ao mesmo período do ano anterior. Aproximadamente 53% desta receita vem de publicidade em dispositivos móveis, comparados a 23% da receita de publicidade no 4º trimestre de 2012.

Esta não é apenas a primeira vez que a divisão móvel do Facebook ultrapassa a marca dos 50% do faturamento total, mas também é a primeira ocasião em que chega à marca de um bilhão de dólares em um trimestre com a divisão móvel. Os negócios focados só em mobilidade atingiram US$ 1,25 bilhão no período, quase o valor total da receita do mesmo período de 2012.

Atualmente, a rede possui 1,19 bilhão de usuários. O valor de mercado da empresa está estimado em US$ 138,2 bilhões, de acordo com a cotação das ações da companhia em 23 de janeiro.