Desde a tragédia envolvendo a morte precoce do ex-jogador do Los Angeles Lakers Kobe Bryant e mais oito pessoas no último domingo (26), fãs do basquete se organizaram para fazer um pedido à NBA.

Os torcedores querem homenagear o eterno camisas 8 e 24 colocando a silhueta de Bryant como símbolo da liga. Atualmente, quem ilustra a marca da NBA é o também ex-Lakers Jerry West, jogador que atuou pela franquia durante os anos 1960 e 1970.

A identidade visual da liga foi criada por Alan Siegel, CEO da Siegelvision, uma consultoria de identidade de marca em 1971 e, exceto por uma pequena alteração na fonte, a partir de 2017, a NBA usa seu logotipo tricolor há mais de 40 anos.

No entanto, uma petição online colheu, até terça-feira (28), mais de dois milhões de assinaturas requisitando a troca dos jogadores e alguns fãs já elaboraram o design do que poderia ser a nova marca.

“Com a morte prematura e inesperada do grande Kobe Bryant, assine esta petição na tentativa de imortalizá-lo para sempre como o novo logotipo da NBA”, escreveu o criador da iniciativa, Nick M., na descrição do pedido.

Outras homenagens

Além da petição, o jogador recebeu inúmeras homenagens, inclusive de seus patrocinadores. Lance Vining, VP e diretor criativo da BBDO NY, também pulicou em seu LinkedIn uma peça em referência ao Black Mamba.

Em 2015, o astro protagonizou uma campanha ao lado de Lionel Messi para seu patrocinador, a Turkish Airlines. No vídeo, os dois atletas disputam a atenção de um garoto dentro do avião.