Alê Oliveira

A edição 2015 do GA Summit, realizada nesta quarta-feira (21), em São Paulo, foi mais do que uma discussão sobre o mercado. Neste ano, o evento foi marcado pela emoção, que transpareceu durante o lançamento do Prêmio Affonso Serra – um troféu que será entregue anualmente a um profissional de atendimento de destaque nacional. O vencedor desta primeira edição foi Luiz Lara, fundador da agência Lew’LaraTBWA – antes do anúncio, o chairman do Grupo ABC, Nizan Guanaes, falou sobre a iniciativa em homenagem ao amigo Affonso Serra.

“É extremamente arrojado, corajoso e politicamente incorreto o Grupo de Atendimento ter tido a coragem de criar o Prêmio Affonso Serra. O que está sendo premiado aqui é a vida profissional de Affonso Serra Júnior, e ela é gigante. Ele construiu comigo, com Guga Valente, a lendária DM9, que é tocada até hoje por uma vasta equipe de talento que ele recrutou, treinou e construiu”, disse. “Quando Affonso Serra morreu (em 2010, aos 50 anos), um de seus muitos amigos, e ele tinha muitos, pagou para que ele fosse enterrado ao lado de Ayrton Senna, ídolo maior de Affonso, que amava automobilismo, amava alta velocidade e era consequentemente fã incondicional de Ayrton. Ele (Affonso) viveu em alta velocidade. Surgiu em alta velocidade. Cresceu em alta velocidade. Trabalhou em alta velocidade. Mas jamais derrapou em ética, ou em práticas publicitárias que desabonassem o mercado da propaganda. Affonso também se foi em alta velocidade. Um grande homem de atendimento deve ser amigo do cliente, mas deve ser, sobretudo, um grande amigo das boas ideias. Tem que amar a boa ideia e lutar por ela como se fosse sua. E foi isso que Affonso fez, que o fez ser amado e tornar a DM9 o que ela é hoje”, acrescentou Guanaes.

Muito emocionado, o executivo reforçou a importância do prêmio, que a partir deste ano faz parte do calendário do GA. “Desejo que todos os recipientes desse prêmio sejam sempre tão profissionalmente sóbrios como Affonso Serra Jr. e que mereçam, assim, calçar os calçados que ele calçou e galgar os passos que ele galgou diante de mim, dos meus olhos, e dos olhos de todos nós. A vida passa e você me faz uma falta enorme”, discursou.

Alê Oliveira

Vencedor

Após a homenagem, a VP executiva da Africa e ex-esposa de Affonso Serra, Celina Esteves, subiu ao palco e entregou um troféu do prêmio para os filhos dele. “O Prêmio, em primeiro lugar, vai para duas pessoas que foram as mais especiais da vida do Affonso, profissionalmente também, dando força, mas principalmente pessoalmente: Georgia e Antonio”, disse Celina.

Na sequência, o presidente do GA, Marcio Oliveira, disse que o vencedor da primeira edição do prêmio “preenche cada uma das características mencionadas por Nizan para ser um bom atendimento” e chamou ao palco Luiz Lara, que recebeu o troféu também das mãos de Celina.

“O Affonso era uma pessoa intensa, verdadeira, apaixonada, absolutamente ética e ousada. Me lembro muito bem quando ele e o Nizan, de uma forma amalucada, criaram a DM9. Nós precisamos olhar para o nosso passado para reconhecer aquilo que nos trouxe até aqui, que não necessariamente nos levará adiante, mas são valores que não podem se perder”, declarou Lara.