O governador João Doria promoveu lançamento do Programa de Investimento no Setor de Audiovisual de São Paulo (Divulgação)

O Governo do Estado de S. Paulo anunciou que irá disponibilizar linhas de crédito para o setor audiovisual. A iniciativa faz parte do Programa de Investimento no Setor de Audiovisual de São Paulo (ProAV SP), lançado nesta sexta-feira, 4, pelo governador João Doria.

A Desenvolve SP, instituição financeira do Governo de São Paulo, irá oferecer, dentro do ProAV SP, duas linhas de financiamento para micro, pequenas e médias empresas desse mercado – como produtoras, distribuidoras e desenvolvedoras de games, entre outras com atividades. Os empreendedores terão a opção de buscar financiamentos para capital de giro ou para projetos de modernização, ampliação de atividades e compra de máquinas e equipamentos.

O órgão investirá R$ 200 milhões em crédito dentro do programa, que contará ainda com condições diferenciadas para as taxas de juros, carência e prazos de pagamentos. Outros R$ 150 milhões deverão ser utilizados em Fundo de Investimento em Participação direcionado ao setor, que já está em estudo.

Na ocasião, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e o presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza, também apresentaram outras ações que integram a plataforma. O intuito é estimular o potencial do setor para geração de emprego, renda e desenvolvimento no Estado.

De acordo com dados da Ancine, São Paulo é o principal centro de produção, distribuição e exibição de conteúdo audiovisual, destacando-se em segmentos como games, cinema, TV e VoD, por exemplo. O setor representa ainda 0,46% do PIB do país.