A Grow, startup de serviços de micromobilidade oriunda da fusão entre a brasileira Yellow e a mexicana Grin, anunciou nesta quarta-feira (22/01) mudanças em suas operações no Brasil.

As medidas fazem parte de um processo de reestruturação da empresa, presente em sete países da América Latina. A decisão foi tomada para que a companhia promova um ajuste operacional e continue prestando serviços.

A Grow segue operando patinetes em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ) e em Curitiba (PR). As bicicletas estão temporariamente fora de circulação. Elas foram recolhidas das ruas para que sejam submetidas a um processo de checagem e verificação das condições de operação e segurança. A empresa está em busca de parcerias públicas e privadas para fortalecer e expandir sua operação. 

“Planejar essa reestruturação nos colocou diante de decisões difíceis, porém necessárias para aperfeiçoar a oferta de nossos serviços e consolidar a nossa atuação na América Latina. O mercado da micromobilidade é fundamental para revolucionar a forma como as pessoas se locomovem nas cidades e continuamos acreditando que esse mercado tem espaço para crescer na região”, explica Jonathan Lewy, CEO da Grow.

Encerramento das operações

A empresa vai encerrar suas operações de patinetes em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Guarapari (ES), Porto Alegre (RS), Santos (SP), São Vicente (SP), São José dos Campos (SP), São José (SC), Torres (RS), Vitória (ES) e Vila Velha (ES). As patinetes que estavam nessas cidades serão transferidas para as cidades em operação.

Em parceria com uma consultoria de RH, a Grow está buscando a recolocação dos colaboradores demitidos. “Agradecemos aos colaboradores que estiveram conosco e estamos buscando sua recolocação no mercado de trabalho. É importante ressaltar que todos terão resguardados os seus direitos trabalhistas”, completa Lewy.

Em 2019, o PROPMARK realizou um especial dobre mobilidade urbana, onde relatou de que forma marcas e poder público estavam se organizando para regulamentar os serviços de bikes e patinetes nas cidades.