Criada no Rio de Janeiro em 1956, a Zahar passa a fazer parte do Grupo Companhia das Letras, que nasceu em São Paulo. O valor da negociação é mantido em sigilo.

Há cerca de três anos, a Companhia adquiriu também a Objetiva. Com a nova aquisição, o Grupo de mesmo nome passa a ter 17 selos.

Os 15 dos livros da Zahar mais vendidos da Bienal do Livro de 2019 (Créditos: Reprodução/Zahar Instagram)

A Zahar é especializada em títulos de ciências humanas e sociais, tem coleções com clássicos de literatura e um selo infantil. Ela era parceira da Companhia das Letras há 33 anos.

“Apesar de termos conseguido nos adaptar às inúmeras crises recentes do mercado editorial, acreditamos que essa nova estrutura poderá garantir a continuidade da Zahar, preservando a qualidade do nosso trabalho e da linha editorial”, diz o comunicado no blog da editora.

A editora conta que a parceria é antiga, inclusive na distribuição comercial dos títulos de ambas as casas. “Nossa escolha pelo grupo se deu pela certeza, reafirmada durante as negociações, de que o catálogo e a filosofia editorial permanecerão os mesmos que sempre nos uniram”, afirma.

No período de transição a editora continuará funcionando até a integração total ao Grupo Companhia das Letras. A colaboração editorial em áreas tradicionais da casa será feita pela diretora editorial Ana Cristina Zahar.