O Grupo Globo, controlador da TV Globo, Sistema Globo de Rádio, Globosat, Infoglobo e Som Livre, por exemplo, está ingressando no mercado de maquininhas de pagamento por meio de uma joint venture com a Stone. O canal de mídia entra no negócio cedendo espaços na sua grade de programação comercial com o valor preestabelecido de R$ 461 milhões, que representa 33% do share da operação. A Stone entra com R$ 50 milhões em dinheiro e recursos relacionados à tecnologia e capacidade de processamento de pagamentos, apoio operacional e recursos de gestão, de acordo com o comunicado oficial encaminhado, que acrescenta.

“Desde o quarto trimestre de 2018, a Stone vem testando uma solução para micro-comerciantes, que têm sido cada vez mais adoção de pagamentos com base em cartão no Brasil. Existem mais de 21 milhões de trabalhadores autônomos e micro-comerciantes no país, parte significativa dos quais não são bancárias e com baixa penetração de transações com cartão, representando uma oportunidade greenfield. Abordar esta oportunidade requer investimentos pesados ​​em mídia e, mais importante, profundo conhecimento e marketing e propaganda.

Reprodução

Nos últimos três trimestres, decidimos focar nossa atenção no desenvolvimento de produtos, enquanto buscávamos a estratégia parceiro antes de abordar esta enorme oportunidade, indo além do mercado SMB (Small and Medium Busines). Em 29 de julho, Stone fez uma parceria com o Grupo Globo para criar um jogador de tecnologia financeira de peso-pesado focado em servir trabalhadores autônomos e micro-comerciantes. Esta joint venture reúne  mídia e know-how de marketing do maior grupo de mídia do Brasil com a expertise da Stone em tecnologia, pagamentos e serviços financeiros, bem como sua execução”, detalha o documento oficial da Stone.

“Além do sucesso atual no mercado SMB, estamos muito animados em anunciar que
estão entrando no espaço micro-comerciante em uma joint venture com o Grupo Globo, a maior mídia
conglomerado no Brasil. A Joint Venture combinará a experiência da Stone em tecnologia e
pagamentos com a profunda especialização do Grupo Globo em mídia e marketing para criar um
contendor no espaço micro-comerciante”, esclareceu Thiago Piau, CEO da Stone, que também anunciou no comunicado oficisal que o executivo Caio Fiuza, diretor operacional da Stone, deixará sua função atual para ser o CEO da joint venture com o Grupo Globo.

“A parceria com a Stone nos dará a oportunidade de unir forças para criar uma vitrine em serviços financeiros que éimpulsionado pelo nosso amplo alcance e profundo conhecimento do cliente brasileiro”, disse Jorge Nobrega, CEO do Grupo Globo. A Stone já vem usando a novela “A Dona do pedaço”, exibida no prime time da Globo, com ações de product placement.

O alcance da Globo, segundo o comunicado da Stone, em todas as suas plataformas de mídia é superior a 100 milhões de pessoas diariamente. “Através de suas diversificadas propriedades de mídia, o Grupo Globo alcança diariamente mais de 100 milhões de brasileiros únicos, quase a metade da população do país. O Grupo Globo controla a rede líder de televisão aberta  do país, a maior carteira de produtos do país, redes de televisão por assinatura, bem como os principais ativos digitais. O negócio de internet do grupo é a principal fonte de recursos locais e internacionais conteúdo de notícias, esportes e entretenimento no Brasil, resenha o comunicado.

O mercado de meios de pagamento é liderado pela Cielo (Bradesco e Banco do Brasil, Rede (Itaú), GetNet (Santander) e PagSeguro/Moderninha (Grupo Folha). A Stone é novata, mas está de olho em uma fatia desse mercado que contempla oito milhões de equipamentos nas redes de varejo, segundo levantamento feito pela revista Exame. Há novos players, entre os quais a SafraPay. Dinheiro de plástivo, virtual e mais seguro.