Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Janaina Martins, Felipe Santos, Helena Bertho, Daniel Pereira, Alê Garcia, Thais Lopes, Daniele Moura, Juliana, Alonso Miranda, Lidiane Angelo, Cristhiane Faria e Luna Lima (Divulgação)

O Publicitários Negros anuncia a nova formação do seu conselho deliberativo voluntário e seus principais objetivos para 2021. O conselho gere o grupo que reúne profissionais da comunicação que atuam no mercado da publicidade, do marketing digital e marketing de influência, que tem como princípio o desenvolvimento de profissionais de comunicação através de fomento de networking, cultura e habilidades profissionais.

O conselho será dividido em cinco eixos, que são: Deliberação, Parcerias, Educação, Plataformas e Comunicação. Atualmente é composto por 13 profissionais, de diferentes idades, contextos sociais e profissionais, assim como de qualificações profissionais, que atuam em grandes empresas, agências, ou que também são criadores de conteúdo e empreendedores. O principal objetivo estabelecido para a comunidade pertencente ao grupo para 2021 é a “qualificação profissional”.

Aquiles Filho (Divulgação)

“Desde o fim de 2020 o mercado publicitário vem abrindo oportunidades de vagas em cargos de liderança para profissionais negros. O Conselho está aí para colaborar na qualificação das pessoas do grupo para que elas estejam mais preparadas para concorrer a estas vagas. Esta colaboração vem através de workshops com participantes do grupo e parcerias com o mercado”, comenta Aquiles Filho, um dos fundadores e membros responsáveis pelo eixo de Parcerias.

Os demais integrantes foram divididos da seguinte maneira: Helena Bertho e Alê Garcia, em Deliberação; ao lado de Aquiles Filho e Daniele Moura, em Parcerias; Luna Lima, Alonso Miranda e Thais Lopes, em Educação; Felipe Santos e Juliana Caetano, em Plataformas; Lidiane Angelo, Daniel Pereira, Janaina Martins e Cristhiane Faria, em Comunicação.

O grupo também anunciou a primeira edição do Prêmio Publicitários Negros, que vai eleger as melhores campanhas de 2020. O resultado será divulgado no próximo 1º de fevereiro, Dia do Publicitário. Um dos principais critérios para premiar os cases será a presença de negros em posições de liderança, sejam nas marcas, agências, produtoras, etc.

Fundado em 2017, o Publicitários Negros nasceu com o objetivo de desenvolver capital social, cultural e profissional. Atualmente, a rede contempla profissionais de todo o Brasil por meio das redes sociais com grupos no Facebook, Whats- App e Telegram, canal no YouTube, página e grupo no LinkedIn, além de perfil no Instagram em que divulgam ao mercado os profissionais da rede.

Um dos principais objetivos é mudar a representatividade de profissionais negros no segmento publicitário, que, atualmente, é de apenas 3%, segundo Valdirene de Assis, procuradora do Ministério Público do Trabalho em SP e coordenadora do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negros Universitários.

Em 2020, o grupo organizou seu primeiro Summit. Além disso, ajudou a selecionar profissionais para iniciativas diversas. Integrantes do grupo também ajudaram a escrever o livro Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios, finalista do Jabuti em 2020.