A mídia OOH (Out of Home) pode abrigar projetos de sustentabilidade. Minha experiência na empresa da qual sou sócio mostra isso. 

Temos uma equipe que possui mais de 20 anos de experiência no mercado socioambiental, que já implementou programas de comunicação e reciclagem em mais de 345 empresas, 280 condomínios residenciais, 13 bairros no município de São Paulo e 14 indústrias.

A empresa surgiu da necessidade de apoiar prefeituras brasileiras na implementação de programas de coleta seletiva em municípios e parques, onde ajudamos a estruturar a operação de reciclagem e a promover uma mudança cultural nas pessoas, para que cuidem melhor de seus resíduos e preservem o meio ambiente em que vivem.

No programa Reciclar transforma Paraty, por exemplo, ajudamos a aparelhar a cooperativa local com um galpão, EPI’s (equipamentos de proteção industrial) aos cooperados, 100 big bags, PEV’s (Postos de Entrega Voluntária), uniformes para os agentes ambientais, 150 placas de comunicação com coletores seletivos, substituição dos coletores plásticos atuais do Centro Histórico e do Cais, por coletores de madeira, e locação de veículos para auxiliar a coleta seletiva durante a alta temporada.

Nossa intenção é realizar um investimento social inicial para melhor estruturação do município e, com o apoio de empresas que busquem aliar suas marcas a um legado socioambiental positivo, o programa se torne autossustentável.

Esta ação procura unir empresas, órgãos públicos, cidadãos e ONGs em prol da reciclagem. Empresas preocupadas com seu impacto socioambiental anunciam nos mobiliários instalados e parte do valor investido em suas campanhas é revertido para as ações de coleta seletiva no município em questão. Além disso, por meio desta ação, as empresas também estão se adequando ao Acordo Setorial de Embalagens. É a união da iniciativa privada com a pública trazendo impacto social ambiental positivo para os municípios.

Cada atitude, todos os dias, faz a diferença:

A atitude do cidadão responsável que descarta seu lixo de forma correta.
A atitude das marcas engajadas e conscientes de sua responsabilidade pelos produtos e serviços que vendem e geram descarte de resíduos.

A atitude das prefeituras, conscientes de que uma cidade que destina adequadamente seus resíduos é mais atrativa, saudável e sustentável.

Acreditamos que somente com a união de esforços dos cidadãos, empresas e prefeituras, conseguiremos transformar a realidade socioambiental das cidades e promover uma melhor qualidade de vida para todos.

Caio Pereira de Queiroz é sócio e diretor da empresa Mídia Sustentável

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