A Redecard, empresa do conglomerado Itaú Unibanco, passa a se chamar Rede. O banco reposicionou a marca de captura de transações de crédito e de débito com o objetivo de rejuvenescê-la e anunciou a entrada da empresa em um novo segmento de negócios, focado em pessoas físicas e profissionais liberais, antevendo o crescimento de pagamentos mobile.

O Brasil é o quarto maior mercado de cartões do mundo, atrás de EUA, Canadá e China, e movimentou no ano passado R$ 710 bilhões em transações. A previsão do Itaú é que o país movimente R$ 800 bilhões neste ano. Dados do banco mostram que 75% da população brasileira têm cartões, mas que ainda há espaço para crescer. A Redecard tem 37% de share no mercado, contra 45% que registrava em 2010, e o reposicionamento deve aumentar a capilaridade da marca e ter impacto em sua participação. A liderança do mercado está com a Cielo, com share de 54%, segundo números do primeiro trimestre.

Uma das apostas da companhia é o Mobile Rede. Com o serviço, a companhia irá disponibilizar dispositivos para equipamentos Android e iOS para que microempresários e profissionais liberais, como taxistas e prestadores de serviço a domicílios, possam aderir ao pagamento eletrônico. Não há mensalidade para aderir ao serviço, ao contrário do que ocorre com quem tem as máquinas POS, que pagam um aluguel variável entre R$ 60 e R$ 110, dependendo do volume de transações. Com o Mobile Rede, há um custo único de aquisição do dispositivo, no valor de R$ 129,90, mas o cliente não precisa efetuar nenhum pagamento mensal.

“Precisamos de clientes grandes, mas também precisamos ter penetração em segmentos menores. Os grandes nos trazem volume, mas as margens são muito deprimidas. Precisamos aumentar a penetração nos clientes menores, que não levantam share, mas impactam a rentabilidade da companhia”, afirmou Milton Maluhy Filho, presidente da Rede.

Além da mudança de nome, a marca também foi redesenhada. O novo logo traz todas as letras da Rede conectadas uma à outra, e as cores mudaram. Assim como o Itaú, a Rede terá presença forte do laranja e do amarelo. “A Redecard deixa de ser empresa adquirente para assumir sua posição de líder da indústria de meios de pagamento”, definiu Fernando Chacon, diretor-executivo de marketing do Itaú. O reposicionamento foi feito em parceria com a Ana Couto Branding.

A campanha da nova marca estreia nesta terça-feira (22), com filmes para televisão e anúncios para mídia impressa. Com o slogan “Rede. Estamos todos ligados”, o filme mostra estabelecimentos comerciais, pessoas e negócios sendo conectados por um fio amarelo, uma das novas cores da marca. Quem assina a estratégia é a DPZ. Essa é a primeira campanha da marca desde 2010. O investimento não foi revelado. “A Rede está há três anos fora do mercado e estamos trazendo a marca de volta. A estratégia de marketing inclui campanha institucional para comunicar a mudança, mas o foco será em mídia impressa e em adesivação dos pontos de venda”, detalhou Maluhy Filho.