Mais de 131 celebridades foram escolhidas por 145 marcas de 74 categorias diferentes de produtos para campanhas publicitárias entre agosto e outubro de 2017. O levantamento foi realizado pelo Easy Celebridades, solução da Kantar Ibope Media que monitora a aparição de celebridades em campanhas publicitárias.

Ivete Sangalo foi a personalidade que representou o maior número de marcas no período, com campanhas de quatro produtos diferentes, como Laureate, Luftal, Vivo e Wella Koleston.

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Os famosos mais escolhidos nesse período foram a dupla Zezé di Camargo e Luciano, em campanhas para a Joli (material de construção), Vest Casa (loja de enxoval) e Marabraz (loja de departamento), os atores Adriana Esteves e Vladimir Brichta, em campanha para a Benegrip da Hypermarcas, e o apresentador Rafael Cortez, para o aplicativo de serviço de recarga Rapiddo Recarga e desodorantes Nívea.

As categorias que mais usaram celebridades são Tônico, Fortificantes e Vitamina, Varejo e Telecomunicações Móveis.

Popularidade e influência

A Ipsos também realizou um estudo para saber se a popularidade das celebridades se converte em influência. A grande campeã, considerada a personalidade de destaque, também foi Ivete Sangalo.

A artista é considerada a mais influente e popular do Brasil. Entre os nativos do ambiente digital, por sua vez, Whinddersson Nunes é o youtuber mais famoso e Iberê Thenório o mais influente.

O estudo revelou que a influência das personalidades não é proporcional à fama, já que os critérios utilizados não são os mesmos. Foram levados em consideração sete dimensões que explicam a influência: confiança, sucesso, comprometimento, modernidade, família, alegria/carisma e atração. Cada uma delas possui um peso na construção da influência, os mais importantes este ano são confiança e sucesso, respectivamente; enquanto atração (qualidades físicas) é a dimensão com menor impacto.

“A popularidade é muito mais o quanto as personalidades são conhecidas, chamam a atenção do público, enquanto, a influência é mais qualitativa, sendo mais difícil de ser alcançada”, explica Carolina Tonussi, gerente da Ipsos, e uma das líderes do estudo.