A cantora Iza foi considerada a celebridade brasileira mais influente deste ano, como mostrou a terceira edição da pesquisa Most Influential Celebrities, realizada pela Ipsos. Em segundo lugar no ranking, ficou Gisele Bündchen, seguida pela cantora Ivete Sangalo, por Juliette Freire, e pela atriz Jéssica Ellen, na quinta posição.

Além disso, o estudo também identificou os três nomes mais influentes em ascensão: a cantora Liniker e as influenciadoras digitais Jout Jout e Mari Saad. Em contrapartida, a celebridade que apresentou menor poder de influência foi a rapper Karol Conká.

“A posição da Karol é reflexo da rejeição decorrente de seu comportamento no BBB 21 e que, posteriormente, levantou toda a reflexão sobre a cultura do cancelamento. Embora a artista esteja em um movimento positivo de aprendizado e tentando reconhecer e retomar atividades, o seu poder de influência foi reduzido e ela vai precisar reconquistá-lo aos poucos”, afirma Cínta Lin, head de creative excellence na Ipsos.

O objetivo do estudo é apresentar um panorama real do cenário para entender a importância das celebridades e como os consumidores se conectam e são influenciados por elas.

Iza cantou Rihanna em ação da TIM para falar do DeezerGO

A Ipsos entrevistou, entre os dias 1º e 7 de julho, 2 mil pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil, que avaliaram 200 celebridades e influenciadores digitais em nove categorias de influência: Sucesso, Comprometimento/Confiança, Modernidade, Alegria/Carisma, Autenticidade, Role Model, Beleza, Atitude Frente à Pandemia, e Diversidade. A margem de erro para leitura da pesquisa sem recortes foi de 2 pontos percentuais.

Estas últimas duas dimensões são estreantes nesta edição do Most Influential Celebrities. Considerando apenas o drive de Atitude Frente à Pandemia, as cinco celebridades que mais se destacaram foram: Whindersson Nunes, Ana Maria Braga, Iza, Tiago Leifert e Camilla de Lucas. Já na categoria Diversidade, os mais influentes foram: Gloria Groove, Iza, Pabllo Vittar, Camilla de Lucas e Gil do Vigor.

Gisele para campanha da C6 Bank, feita pela Tech And Soul

A escolha dos famosos que entrariam na avaliação levou em conta se as personalidades participaram recentemente de novelas e campanhas publicitárias, o número de seguidores nas redes sociais, a frequência em que aparecem nas mídias, entre outros critérios.

Ainda segundo a Ipsos, os 5 canais pelos quais as pessoas mais seguem as celebridades são o Youtube (74%), o Instagram (66%), o Facebook (54%), o TikTok (46%) e a TV aberta (39%).