Kantar Ibope Media lançou nesta terça-feira (11) o Cross Media Performance, que permite avaliar o alcance e frequência das campanhas na TV e no digital. Na apresentação do novo produto nesta terça-feira (11), Melissa Vogel, CEO do instituto no Brasil, disse, ao lado de Paulo Arruda, diretor de desenvolvimento de negócios, que esse era um desejo antigo do mercado.

Segundo ela, o setor necessita entender cada vez os impactos compostos pelo consumidor de mídia multiconectado e campanhas explorando novos formatos em diferentes meios e plataformas. O objetivo é compreender o consumidor onde quer que ele esteja, e quando e onde cada mensagem da marca é vista, se torna ainda mais relevante para a indústria publicitária. A nova solução é voltada para o CMO dos anunciantes, que pode inclusive fazer ajustes na campanha em plena veiculação.

Melissa Vogel (Divulgação)

Segundo Melissa, a metodologia do Cross Media Performance torna possível saber quantas pessoas e quantas vezes determinada campanha foi visualizada, o perfil da audiência e qual a participação da TV e das plataformas digitais na composição de um target de campanha publicitária. “Tudo isso para apoiar decisões estratégicas e o direcionamento mais efetivo da distribuição dos esforços em campanhas cross mídia. É uma oportunidade de criar padrões e níveis de excelência na integração entre os dados coletados por nós e as plataformas proprietárias, ou de terceiros, utilizadas pelos clientes”, explica a executiva.

A solução para otimização das campanhas cross mídia é capaz de medir as campanhas online e na televisão, identificando o público-alvo de múltiplas plataformas e dispositivos. Segundo o Kantar Ibope, o serviço oferece também a possibilidade de entender a frequência dos anúncios, sem a duplicação da audiência, em campanhas realizadas ao mesmo tempo nas diferentes telas. “Em uma segunda fase do projeto, cobrirá também sites de conteúdo aberto (open-web) e diferentes plataformas”, conta Melissa.

O Cross Media Performance, conforme a empresa, chega ao mercado brasileiro com integração direta com o YouTube, permitindo que os anunciantes possam acompanhar os resultados de campanhas realizadas na TV e na plataforma de vídeos do Google – a primeira a fazer parte da solução. “Estamos comprometidos em estabelecer parcerias com as principais empresas de mensuração de audiência para criar padrões cross mídia que sejam justos e comparáveis”, diz Rafael Carletti, gerente de produtos do Google para Américas.