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Uma pesquisa global da Ipsos sobre confiança nas mídias mostra que o Brasil é um dos países que mais confia em jornais e revistas. De acordo com o estudo “Trust in the Media”, seis em cada dez brasileiros (65%) confiam em veículos impressos, tendo TV e rádio (65%) e sites de notícias (58%) também boa aceitação.

Globalmente, 47% confiam nas publicações impressas, 49% na televisão e no rádio e 45% em plataformas online. O Brasil é o quarto país que mais confia no conteúdo de jornais e revistas. Por outro lado, 8% dos brasileiros não confiam e 23% não têm muita confiança. A Sérvia é a que menos confia (11%).

Enquanto 54% no mundo acreditam que  jornais e revistas são relevantes, o Brasil está em 70%, empatando com a Malásia, atrás de Índia (82%) e África do Sul (74%). A relevância no país também é alta para TV e rádio (69%) e sites de notícias e plataformas online (70%).

Além disso, 63% dos entrevistados brasileiros acreditam que jornais e revistas agem com boas intenções. e 65% sentem o mesmo sobre TV e rádio. No mundo, a média é de 50%. “O Brasil tende a ser uma população que valoriza e confia na mídia mais do que grande parte dos países do mundo. O brasileiro é um cidadão que acredita na mídia e no valor que ela tem para informar e instruir”, afirma Diego Pagura, diretor na Ipsos Brasil.

Apesar de toda a confiança, o Brasil é um dos países que também mais acredita que fake news prevaleçam em jornais e revistas (59%). O país que mais acredita é Sérvia (82%) e o índice global é de 52%. Na internet, a percepção dos brasileiros é maior (68%) e acima da média global (62%).

O levantamento foi feito online com 19,5 mil pessoas em 27 países entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro de 2019. A margem de erro para o Brasil é de 3,1 p.p.