Samsung vai montar espaços kids em diferentes shoppings do país. (Divulgação)

O Dia das Crianças é considerada a quinta data comemorativa com os maiores gastos anuais, de acordo com os dados do Target Group Index, estudo da Kantar IBOPE Media sobre os hábitos e comportamentos do consumidor.

Segundo o levantamento, 14% dos entrevistados declararam ter comprado jogos e brinquedos (exceto videogames) nos últimos 12 meses. Os brinquedos mais procurados pelos consumidores são bonecas (33%), carros/caminhões de brinquedo (28%) e brinquedos e jogos educativos em geral (24%).

Ainda de acordo com o estudo, a compra de brinquedos e jogos educativos cresceu 37% ao longo dos últimos dez anos, sendo a maioria dos compradores formada por mulheres (68%), da classe AB (64%) e com idades entre 25 e 44 anos (57%).

Entre os compradores de brinquedos e jogos educativos, 88% sempre procuram por ofertas e descontos, 77% acreditam que compensa pagar mais caro por produtos de qualidade, 41% também reconhecem que os filhos influenciam nas compras de casa e 36% declararam ser influenciados pela publicidade na hora de decidir o que comprar.

Pensando nisso, algumas marcas prepararam ativações especiais de engajamento para a data. Confira algumas delas:

Samung

A Samsung idealizou o Espaço Kids. A marca levará a atração para shoppings de 15 cidades do País. Diariamente, das 10h às 20h, entre segunda-feira e sábado, as crianças terão à disposição desenhos dos personagens do Samsung Espaço Infantil para colorir. Aos sábados, exclusivamente, haverá também distribuição de balões. Aos domingos, as lojas estarão com portas abertas ao público entre 14h e 20h.

O shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo, receberá uma versão ainda maior da ativação. Além dos desenhos para colorir, as crianças terão à disposição brinquedos, quebra-cabeça e poderão interagir com o Espaço Infantil no smartphone Galaxy A50 e no tablet Galaxy Tab A 10.1. Aos sábados, haverá distribuição de balões, brindes, oficina de bolinha pula pula (12/10), desenho (19/10) e escultura de bexigas (26/10), sempre às 15h.

Ri Happy e Extra

As marcas anunciaram uma parceria para alavancar a venda de bronquedos. Cinco lojas Extra Hiper na cidade de São Paulo passam a ter espaços personalizados da Ri Happy com um mix de produtos de aproximadamente mil itens, dentre os mais buscados da categoria e os melhores lançamentos.

A parceria faz parte da iniciativa Store in Store desenvolvida pelo Extra desde 2017. Nela, diferentes marcas abrem espaços próprios nos hipermercados da rede, trazendo especialização na seleção de produtos e promovendo experiência diferenciada aos clientes da rede. A Ri Happy e o Extra farão a gestão comercial compartilhada da categoria.

Fisher-Price

A marca da Mattel inaugura neste mês seu primeiro espaço infantil nas três unidades do Buffet infantil Miniland, em São Paulo. O Espaço Infantil Fisher-Price é indicado para crianças de 6 a 36 meses e carrega a nova identidade visual da marca, que reforça a tagline “Sejamos crianças!”.

C&A

A C&A lança campanha para o Dia das Crianças inspirada no comportamento digital e diferentes formas de comunicação das novas gerações. Emojis e stickers comuns nas redes sociais e aplicativos de conversa deixam o universo online e passam a compor de forma lúdica e descontraída as ativações da ação e as próprias roupas criadas pela marca para a data. Com ativações nos canais oficiais da marca e pontos de venda em todo o país, a campanha conta ainda com stickers criados a partir das fotos dos modelos.

Johnson’s e Panvel

A Johnson’s se uniu à rede de farmácias Panvel para realizar o “Parquinho da Pureza”. Residentes e visitantes de Porto Alegre e cidades vizinhas que quiserem aproveitar o evento ao ar livre, terão acesso gratuito as atividades lúdicas, brinquedos, oficinas e apresentações musicais no Parque Moinhos de Vento neste sábado (12).

Assim como os produtos do portfólio da marca, a disposição do “Parquinho da Pureza” foi organizada por faixa etária, para atender a diferentes perfis de famílias. O espaço terá trocador e espaço amamentação, centro de atividades, móbiles, balanço do bebê, aula de massagem, programação para bebês e para crianças com playground, brinquedão, twister na grama, amarelinha, obstáculos, bolhas de sabão, oficina de slime, marcenaria e pintura.

Ao longo do dia, o espaço também receberá shows dos grupos ArtCantada, Circo Show e Madscience, que revezarão de hora em hora no palco central do Parquinho da Pureza.

Atlantica Hotels

Em prol da mobilização da Childhood Brasil contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Atlantica estipulou que as reservas feitas no dia 12 de outubro irão gerar aos hóspedes um ponto no programa de fidelidade Atlantica Rewards por cada real gasto, enquanto que a companhia se compromete a doar o dobro de pontos à Childhood Brasil.

“A responsabilidade social tornou-se muito presente na vida das pessoas e tem paulatinamente transformado a consciência empresarial. A Atlantica Hotels é pioneira em adotar, em 2005, o Código de Conduta do Turismo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, quando firmou acordo com a Chilhood Brasil. Acreditamos que as novas gerações terão ainda mais influência no mundo dos negócios, principalmente porque estão preocupadas com a coletividade e querem se sentir mais engajadas no bem-estar de todos”, afirma Eric Ferreira, gerente de Marketing & Loyalty da Atlantica Hotels.

Hirota

Em comemoração ao Dia das Crianças, as unidades Av. Paulista e Shopping Eldorado, da rede Hirota Food Express, vão trocar brinquedos em bom estado por coxinhas. Os itens arrecadados serão doados à Aliança de Misericórdia, entidade parceira da marca em outras ações sociais.

Kinder

A Kinder lançou o canal no Youtube “Imagine com Kinder”. A ideia é levar conteúdo para ajudar pais a criar histórias e entrar no universo de fantasia das crianças. Todas as histórias são cocriadas com as crianças e contadores de histórias na hora da gravação. 

O conteúdo de “Imagine com Kinder” explora também recursos presentes no cotidiano das famílias e, com dicas DIY, mostra como itens simples encontrados dentro de casa – entre eles, caixas de fósforo, de sapato, tampinhas de garrafa e tubetes de papel – se transformam em cenários para um mundo de imaginação.