Reprodução/Instagram

Muitos acreditam que a origem do termo branding vem dos antigos egípcios, que criavam gado aproximadamente em 2.700 AC.  A prática era feita para diferenciar o animal de um indivíduo do outro por meio de um símbolo distinto, queimado na pele com um ferro quente de marcar.

Se uma pessoa roubasse o gado, qualquer outra pessoa poderia deduzir quem era o proprietário real. No entanto, o termo foi estendido para significar uma personalidade estratégica para um produto ou empresa, de modo que “marca” agora sugere os valores e promessas que um consumidor pode perceber e comprar. 

Dito isso, algumas marcas utilizam a pele de seus consumidores e colaboradores para enaltecer uma filosofia, prestar homenagens, fazer promoções, entre outras iniciativas. Marcando – com o perdão do trocadilho – a marca de maneira semelhante como faziam os egípcios. Relembre alguns exemplos abaixo.

Domino’s 

Gerar buzz é positivo em todas as ocasiões? Parece que não. Na Rússia, uma franquia da Domino´s foi obrigada a encerrar uma promoção que oferecia gratuitamente 100 pizzas por ano (durante 100 anos) aos fãs que fizessem uma tatuagem da marca em um “lugar de destaque no corpo”. A ação foi planejada para durar dois meses, a partir do dia 31 de agosto, mas a rede decidiu encerrar a iniciativa após suas redes sociais serem inundadas de fanáticos por pizzas exibindo suas tatuagens.

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Cacau Show

Na semana passada, o presidente da Cacau Show, Alê Costa, presenteou seus colaboradores do Complexo Intensidade com uma tatuagem do estúdio Eduas.tattoo. A inspiração veio da palestra que ele apresentou no evento “Do Mil ao Milhão”, do youtuber Thiago Nigro (O Primo Rico), realizada no começo de agosto, para um público de 10 mil pessoas. Antes de subir ao palco, o chocolatier fez sua primeira tatuagem, com “Atitude”, escrita em seu braço.

“A atitude é um comportamento que acontece em diferentes circunstâncias, e é ela que determina a vida de cada pessoa. Foi assim que comecei a Cacau Show, há 30 anos, e é o que espero dos meus colaboradores: atitude para ir atrás dos seus sonhos”, diz o executivo.

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Game of Thrones

Como divulgar Game of Thrones de maneira marcante? Marcando os fãs, é claro. A ação abaixo, feita pelo serviço de streaming NOW TV, tatuou os fãs da série da HBO e ofereceu, ao todo, 100 tattoos durante a ação que durou dois dias.

Momondo

Como mostrar que todos estamos interligados? Para a Momondo,  a ideia foi criar uma tatuagem coletiva que uniu 61 desconhecidos e gerou o vídeo abaixo. A criação é da agência criativa &Co:

Vasco

Quando decidiu lançar a terceira camisa do time, o Vasco convocou a Espalhe para uma ação curiosa. Intitulada “Vasco na pele”, a iniciativa convidou torcedores para tatuar a cruz de malta por conta do clube carioca.

Coca-Cola

A tatuagem pode ser permanente ou não. A Coca-Cola queria ajudar os latinos a celebrar seus nomes de família. Em ação assinada pela David, a marca criou a lata que tatuava. Tatuagem falsa? Sim, mas a ação vale a menção.

R/GA

Outro case que ficou famoso recentemente, mas que não passa de uma artimanha criativa, foi o diretor de arte que tatuou o logo da R/GA na testa para conseguir o estágio. Ele conseguiu a vaga, mas a tattoo era falsa.