Moraes Moreira morreu nesta segunda-feira (13), aos 72 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não é conhecida.

Cantor e compositor, o artista começou a tocar sanfona com 12 anos, fez parte dos Novos Baianos e lançou mais de 60 discos. Além disso, protagonizou campanhas marcantes no universo da propaganda.

Uma delas é um clássico sobre segurança no trânsito. O filme, assinado pela O&M e produzido pela Casablanca Finish, foi lançado em 1996. O vídeo traz uma versão “soft” de uma canção de Moraes: “Sinal de Vida”. “Soft” porque a versão original trazia um impropério que fora substituído pelos sons dos metais.

Ouça a versão original:

Obviamente, a obra do artista foi trilha de outras campanhas. Em 2012, por exemplo, a Bahiatursa (Secretaria de Turismo da Bahia) lançou um comercial para estimular o turismo no estado durante o verão. O filme, criado pela agência Objetiva e veiculado em rede nacional, apresentava as belezas naturais do local, como praias e cachoeiras, e convidava o público a conhecer a Bahia ao som da música “Chame Gente”, composta por Moreira.

A forte ligação com o Carnaval também fez com que a Apple chamasse o compositor para estrelar, ao lado de Iza, a campanha para o iPhone X de 2018. Como trilha, uma releitura da clássica “Eu Sou o Carnaval” de Moreira.