A transformação do mercado de tecnologia impulsionou a Oracle a buscar um novo propósito e a mudar o seu modelo de negócio. Hoje, a gigante americana já concentra 70% de seu faturamento na América Latina com soluções em cloud e não mais em “On premisse”. 

Para Gabriel Vallejo, VP de marketing da empresa, há uma mudança de pensamento. “A transformação cultural não é só para quem compra tecnologia, mas também para quem desenvolve. Estamos mudando nossa cultura organizacional”, diz.

A palavra de ordem é transformação. A empresa acredita em frentes de mudanças nas áreas cultural e de produtos. De um lado, a Oracle tem investido em soluções como o ERP Cloud, assistente inteligente, e o Autonomous Database, banco de dados em nuvem. De outro, firmam parcerias com instituições de ensino, visando o incentivo à educação, o fomento às startups e ainda se preocupam com a construção de marca.
“Ao mesmo tempo que temos o objetivo de continuar a revitalização da imagem, aproximação com cliente e lançamento de uma série de produtos, a gente vem colaborando para os projetos transformacionais”, defende Vallejo.

A campanha B2B da Oracle deve iniciar em junho, quando começa o ano fiscal da empresa. “Tudo que faremos é um convite à transformação. A busca é transformar pessoas, finanças, recursos humanos e modelo de gestão de dados”, aponta. A empresa prevê comunicação em mídia digital e offline, experiências de live marketing e produção de conteúdo direcionado ao target de tecnologia.

No início do ano, a Oracle afirmou ter o desejo de se aproximar do mercado publicitário, inclusive com ações em Cannes. A estratégia, no entanto, vem sendo ajustada. “Estamos começando essa aproximação de forma mais forte, passamos por uma reorganização, teve uma mudança global de CMO que foi importante para fazermos essa abordagem no mercado com mais força. Para Cannes ainda estamos tomando decisões, não está 100% definido, mas vamos olhar o que gera mais conversão”, finaliza Vallejo.