“Eu não tenho clientes, tenho causas”. Assim Nizan Guanaes, sócio e fundador do Grupo ABC e da DM9, define sua relação com as marcas e a forma que tem orientado seu trabalho em favor da diversidade e dos direitos humanos. 

Homenageado do tradicional BrazilFoundation Gala New York, realizado nesta quarta-feira (13), no hotel Mandarin Oriental, Guanaes tem apoiado o evento desde 2010, quando foi chairman e responsável pela principal reformulação do jantar. 

“Minha missão foi reinventar o gala. Dar um boost no evento e, de fato, eu o mudei completamente. Convidei estrelas como Gisele Bündchen, Ronaldo Fenômeno e o estilista Valentino para dar mais visibilidade, além de propor um novo modelo de patrocínio de marcas”. O jornal Financial Times e P&G foram apenas algumas das patrocinadoras à época. 

Bob Wolfenson

Como resultado direto das mudanças, o evento arrecadou US$ 3 milhões com o leilão beneficente, ante os US$ 300 mil levantados no ano anterior, em 2009. Na edição que comemora 15 anos do gala, a promoção dos direitos humanos será o grande destaque, tendo como homenageados além de Nizan, também Lea Cerezo, Rodrigo Mendes  e o Museu do Amanhã.

Embaixador da boa vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Guanaes também tem liderado iniciativas que promovem a diversidade, como a recente campanha “Todo Bebê é um Bebê Johnson”, protagonizada por um bebê com Síndrome de Down, assinada pela DM9, e a composição da música Filhos do Arco-íris, que embalou a Parada do Orgulho LGBT deste ano.

“Tenho atividade social forte nos movimentos LGBT, no movimento Todos pela Educação, além de participar de diversos conselhos nesse universo. Gosto de abraçar causas. Fico feliz que meu reconhecimento na publicidade tenha transcendido para causas em favor dos direitos humanos”.