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A 4Blooms.Guru é uma agência americana baseada em San Diego, na Califórnia, especializada no branding de cannabis – produto cuja comercialização livre já ocorre no Canadá e se espalha aos poucos pelos EUA. Por enquanto, dez Estados americanos permitem o consumo e a venda e outros 33 já permitem o uso medicinal da cannabis, ainda sem o apoio de uma lei federal. Há hoje uma infinidade de marcas de produtos que se valem da erva, e muitas grandes empresas de produtos de consumo estudam maneiras de ingressar no controverso segmento, repleto de estigmas e preconceitos. “Todo mundo quer uma fatia desse bolo multibilionário”, diz a CEO da 4Blooms, Susan Rust. Veja a seguir principais trechos desta entrevista.

Começo
Nós criamos o 4Blooms.Guru em 2016, no momento em que o movimento legal de cannabis estava ganhando força na Califórnia. Como uma das primeiras agências de marketing de cannabis na Califórnia, a nossa visão é ajudar as empresas do segmento a terem sucesso e educar o público sobre os maravilhosos benefícios que a erva proporciona. Acreditamos que estamos reduzindo o sofrimento humano. Entre nossos clientes estão RayWear Clothing Company, CBD Brain IQ, Ganjaroad.com, West Coast Cannabis Tours, Cannabis Economic Forum, Sticky Fingers e Fish Rock Farms.

Marketing
Cada aspecto do marketing nesta indústria altamente regulamentada é muito complicado – muito semelhante ao tabaco e ao álcool. Você não pode executar o marketing com uma campanha de produto padrão. Há regras rígidas e muitos canais de publicidade tradicionais não estão disponíveis. Isso significa que precisamos ser criativos e nos envolver com as comunidades e redes existentes para atingir o público certo. Outro desafio é que muitas empresas com as quais interagimos estão apenas aprendendo a operar como empresas tradicionais. Por exemplo, gastamos tempo ajudando empresários a dominar o software de CRM, as ferramentas de vendas e as plataformas de que eles precisam para ter sucesso antes de começar a discutir sobre marketing.

Inovação
A inovação decorre da diversidade dos envolvidos. Ela varia de operações de uma única pessoa até conglomerados globais. Todo mundo está procurando por uma fatia desse bolo multibilionário, e você não precisa necessariamente vender ou processar cannabis para obtê-lo. As pessoas estão experimentando um sucesso incrível com negócios auxiliares e encontrando seu nicho neste setor. O paradigma de vender picaretas e pás durante uma corrida do ouro é verdadeiro.

O que pode?
Além de um site, as empresas devem usar publicidade, mídias sociais e conteúdo para disseminar o conhecimento da marca e criar engajamento. Como a publicidade no Facebook ou no Google tem limitações, é preciso alcançar os clientes onde quer que eles estejam. O compliance com as regulamentações do setor de cannabis precisa ser uma prioridade máxima. Temos visto marcas voltando-se para publicidade impressa e outdoor devido às barreiras envolvidas com anúncios digitais, mas ainda há regras a serem seguidas. Por exemplo, você não pode anunciar perto de escolas e igrejas, e cada estado, município e jurisdição local pode ter as próprias regras. As empresas devem estar presentes em eventos da comunidade e feiras do setor, e patrocínios são sempre uma ótima ideia.

Branding
Um dos nossos clientes favoritos, a RayWear Clothing Company, veio até nós para fazer um ‘rebrading’ da marca. Lançamos com sucesso um novo site e, mais importante, transmitimos sua história de origem. Como parte do nosso Workshop de Arquitetura de Marca APEX, passamos um tempo com as partes interessadas para criar: uma história de origem, uma promessa, uma palavra, três benefícios, três características, três pontos de diferenciação, três personas. Com esse framework, podemos construir uma campanha coesa que diga ao público por que ele deve escolher, cuidar e investir no cliente. Este processo dura um dia inteiro e é muito poderoso, ajuda unificar as partes interessadas e cria uma bússola para as equipes lidarem com seu trabalho com clareza e propósito.

Design
Os clientes já esperam uma qualidade quase semelhante à da Apple em sua experiência de compra e produtos. As lojas estão se tornando muito mais elegantes em design. Muitas copiaram o formato Apple.

Tamanho
No Canadá é um mercado de US$ 4,9 bilhões a US$ 8,7 bilhões. Nos EUA, fatura entre US$ 50 bilhões e US$ 55 bilhões; só na Califórnia, chegará a US$ 20 bilhões até 2020.