Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’ revela que nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de fazer compras em lojas físicas. A pesquisa aponta que o comportamento é frequente entre brasileiros com acesso à internet (90%) de todas as faixas etárias. A força, no entanto, está entre usuários de 18 a 34 anos (93%).

Os produtos mais pesquisados antes da compra na loja física são os eletrônicos (75%), seguidos de eletrodomésticos (58%), calçados (32%), vestuário (29%), livros (26%) e cosméticos e perfumes (24%). Entre os endereços mais consultados, a troca de experiência e a opinião técnica mostraram-se importantes para esse consumidor. Sites de e-commerce (47%), redes sociais (39%) e blogs especializados (36%) são os mais consultados.

Os sites que oferecem ferramentas de comparação de preços e de características dos produtos são os mais procurados pelos internautas (62%), seguidos pelos sites que mensuram índice de reclamação de marcas e produtos (54%).

“Com a facilidade de alguns clicks o consumidor pode obter uma infinidade de informações sobre tendências de mercado, lançamento de produtos, fazer comparações entre marcas e preços e até mesmo ler as experiências positivas ou negativas de outros consumidores com o produto desejado. A internet é um importante instrumento que dá maior poder de escolha ao consumidor”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O estudo aponta, também, que o inverso tornou-se um hábito entre os brasileiros. Seis em cada dez (63%) dos consumidores virtuais têm o costume de visitar lojas físicas antes de realizar compras online.  O percentual sobe para 66% entre os homens entrevistados. Mais uma vez, os eletrônicos (63%), eletrodomésticos (53%), calçados (37%) e peças do vestuário (30%) são os mais procurados.

“A convergência do processo de compras entre lojas físicas e virtuais potencializam a geração de novos negócios para os varejistas. Mesmo quando uma compra é feita em um canal, o outro geralmente é consultado e possivelmente tem uma influência significativa na decisão de compra.

Desta forma, mesmo que a compra não seja feita na primeira loja visitada, representa ainda assim uma oportunidade para o consumidor conhecer outros produtos e serviços disponíveis”, destaca Marcela.

Os números mostram-se animadores para o e-commerce. De acordo com a pesquisa, quatro em cada dez consumidores afirma já estar realizando 30% de todas as suas compras mensais no comércio eletrônico. Além disso, 10% garante que de 90% a 100% de suas compras são feitas virtualmente. Outro dado relevante é que quatro em cada dez (45%) preferem a modalidade online de compra, contra 18% que preferem a loja física.

Preços mais em conta (85%), comodidade de comprar tudo com apenas alguns clicks (83%), maior variedade de produtos (76%), mais disponibilidade de informações (64%), agilidade no ato da compra (59%), facilidade para escolher os produtos (57%) e melhores formas de pagamento (56%) são citados pelos entrevistados como as principais vantagens das compras realizadas na internet.

Por outro lado, a ansiedade (67%) e a insegurança (61%), por não receberem o produto imediatamente e pela dificuldade de troca, são as principais desvantagens da compra online. Aproximadamente 76% dos entrevistados afirma ser mais fácil fazer devolução de produtos na loja física. Sendo assim, 36% dos entrevistados afirmam que as compras presenciais evitam decepções no futuro. Há ainda aqueles que gostam de sair da loja com a sacola em mãos (27%) e os que sentem prazer em sair de casa para escolher um produto (26%).

A pesquisa ouviu 678 consumidores acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais com margem de confiança de 95%.