O empreendedor brasileiro há algum tempo vem percebendo que é crescente a oferta de crédito para abrir ou expandir os negócios. Da mesma forma, os grupos de investimento perceberam que podem fazer parte dessas empresas, em contrapartida, tendo um percentual em seus resultados e até mesmo fazendo parte de sua direção.

As startups, por exemplo, são o novo foco dos investidores, pois como são empresas votadas para diversas soluções de tecnologia, precisam ao longo de  sua trajetória estar alinhada às necessidades do mercado e, consequentemente que isso se reverta trajetória em um produto/serviço que gere resultado. Mas como é possível alinhar a necessidade da empresa com o interesse do investidor? 

Posso garantir que se o empreendedor tiver total conhecimento de seu negócio e um planejamento claro onde deseja chegar, suas chances de atrair os investidores e conseguir um aporte serão maiores e mais sólidas.

Em primeiro lugar, tenha conhecimento do seu mercado de atuação, conheça os diferenciais dos seus concorrentes e aprenda com eles também. Avalie e conheça seus potenciais clientes, avalie os riscos do mercado e tenha um plano de ações claro de onde quer chegar, e quais serão seus passos para concluir esse plano.

Os potenciais investidores querem saber se o empreendedor está minimamente planejado e se ele possui conhecimento do mercado, pois isso é fundamental para validação do negócio, e auxilia na minimização de riscos e perdas para o investidor.

Além disso, o empreendedor precisa ter disposição e força de vontade, tanto para estar no mercado como para vender a sua ideia para obter investimentos. Outros elementos são fundamentais para o investidor. Uma startup, por exemplo, precisa ser atuante no mercado com seu modelo de negócio em andamento. Possuir um mínimo produto viável (MVP, sigla em inglês), pois ainda são poucos os investidores que se aventuram apenas com ideias, e algum histórico de presença no mercado contribui para a decisão do investidor.

Conhecer os detalhes são imprescindíveis, saber as métricas relevantes, ter claro onde o dinheiro será investido e entregar um mapa de escalabilidade. A melhor abordagem sem dúvida, é ter em mente todos os indicadores que envolvam a empresa, demonstrar profundidade em todos os estágios do negócio e possuir uma proposta de valor clara e objetiva. Para o investidor também é importante enxergar que a equipe é engajada e a liderança é eficaz.

Ou seja, ser um empreendedor envolvido, engajado e preparado aumentará as chances de obter investimentos de qualidade com parceiros bem estruturados. Isso traz boas perspectivas ao mercado e garante que cada vez mais profissionais se qualifiquem para atuação nessas empresas, e os investidores sintam- se mais confiantes na qualidade do empresário brasileiro.

 Camila Farani é presidente da Gávea Angels e é uma das juradas do programa “Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões”, exibido pelo Canal Sony e Band