Divulgação

O uso contínuo do tabaco é problema para a saúde pessoal, meio ambiente e também para a economia global. Com isso em mente, a OMS (Organização Mundial de Saúde), organismo ligado à ONU, criou em 2010 o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio. As campanhas publicitárias e de engajamento são assinadas desde o início do projeto pela nova/sb. Porém, o envolvimento da agência liderada por Bob Vieira da Costa, que tem expertise em comunicação, nas suas próprias palavras, data de 2008.

“O tabaco ameaça todos nós” é o tema da campanha de 2017. Foram desenvolvidas cinco versões de cartazes, representando os traços culturais da população e as diferentes regionais de atuação da OMS. Um enxoval de peças foi desenvolvido pela nova/sb: filme de 30″ para TV e web, cartazes, folders, infográficos para redes sociais, além de material promocional e de apoio ao evento principal que ocorrerá em Genebra. Tudo nos seis idiomas oficiais da ONU (Inglês, Francês, Espanhol, Russo, Árabe e Chinês). O comercial já exibido pro bono na grade da CNN. 

“O cigarro apontado para a bexiga ameaça estourá-la e destruir todo seu equilíbrio. Assim o cigarro trabalha como um símbolo da ameaça que o tabaco exerce sob o mundo, colocando em risco o seu desenvolvimento. A peça traz uma metáfora que tem o potencial de transmitir com sutileza a força do perigo do tabaco e ao mesmo tempo a fragilidade dos países se não o combaterem”, destaca Bob.