A Penalty patrocina pelo terceito ano consecutivo a seleção brasileira na Homeless World Cup, torneio internacional de futebol de rua que tem como proposta incluir, por meio do esporte, pessoas que vivem em situação de rua. A edição deste ano será em Cardiff, no País de Gales, de 27 de julho e 3 de agosto.

O Brasil participa desde a primeira edição do evento, em 2003, e busca o quarto título mundial. Patrocinada pela Penalty, a seleção brasileira de futebol social tem oito atletas, sendo seis meninos e duas meninas,com idades entre 16 e 21 anos.

Os participantes foram escolhidos no primeiro semestre de 2019 em etapas organizadas pela ONG Futebol Social. A seleção tem critérios sociais e regionais, além de performance e comportamento alinhado ao conceito de fair play. “Foram mais de 100 projetos comunitários participantes, incluindo uma comunidade quilombola e um aldeia indígena”, diz Guilherme Araujo, presidente da ONG. 

De acordo com Paulo Gaspar, gerente executivo de vendas e marketing da Penalty, a oportunidade é não só de mostrar o poder de socialização e inclusão do esporte, mas valorizar o futebol raiz. “Acreditar no poder transformar do esporte faz parte do nosso DNA, essa parceria corrobora nosso compromisso, fortalece nossa essência e materializa o propósito da marca. Estamos convencidos que meninos e meninas de todo o país podem se inspirar nas histórias dos atletas da nossa seleção”, afirma.

O Brasil já foi campeão três vezes: 2010, 2013 e 2017. Neste ano, o evento terá a participação mais de 500 atletas representando 49 países.