Nos próximos dias (5 a 7 de abril), o Lollapalooza 2019 terá um line up muito além da música. A oitava edição do festival no Brasil estreia o Planeta Lolla, área para ações de sustentabilidade. O espaço ficará próximo ao Chef’Stage com estandes de: Greenpeace, WWF-Brasil, National Geographic, Ampara Animal e Cabelegria. 

Conduzindo o processo de montagem e desmontagem com o menor impacto ambiental possível, desde 2014 o Lolla é neutro em carbono e em 2018 recebeu o certificado da Neutralize Carbono de neutralização das emissões de gases de efeito estufa produzidas nos três dias. A edição de 2018 teve mais de 46 toneladas de lixo reciclado (14 de papelão, 13,5 de copos e 8,5 de metal) em parceria com o Greenpeace e apoio da Greenhub. 

Confira o que cada organização preparou para o Planeta Lolla:

Greenpeace
Organização global independente, que atua para mudar atitudes e comportamentos, para proteger e conservar o meio ambiente e para promover a paz, o Greenpeace tem 28 escritórios em mais de 55 países, presentes na Europa, Américas, Ásia, África e Pacífico, e um órgão de coordenação, o Greenpeace International.

Parceiro do Lollapalooza Brasil desde 2016, no Planeta Lolla 2019, o Greenpeace vai trabalhar a coletiva seletiva com o projeto Rock’n Recycle, que incentiva o público a recolher lixo em troca de prêmios. Seu espaço terá óculos de realidade virtual para a conscientização sobre a reciclagem e a preservação dos oceanos e da Amazônia.

WWF-Brasil
A ONG brasileira que atua em defesa da natureza e da vida de todos nós há 22 anos tem projetos na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Oceanos, e trabalha na produção de conhecimento científico, no incentivo a fontes de energia limpa, na transição justa para uma economia de baixo impacto, na realização de campanhas e educação socioambiental.

No Planeta Lolla, a entidade vai conscientizar sobre a preservação da natureza e dos animais com a ação #ConectadoNoPlaneta: Vire o bicho para se conectar com o Planeta. O Panda, símbolo do WWF, pode ficar marcado na pele durante os três dias do festival e os participantes podem descobrir qual bicho é a cara deles para fazer uma pintura facial personalizada.

National Geographic
Em seus 130 anos de história, o propósito do National Geographic sempre tem sido impulsar o conhecimento e a compreensão do mundo, tendo a juventude, a inovação e a sustentabilidade como aliadas para o futuro. Nesta edição do festival, a marca terá um espaço de entretenimento para inspirar e informar sobre a campanha “Planeta ou Plástico?”, que convida a agir sobre a crise do plástico descartável.

No estande, o participante ouve por fones de ouvido o som que o plástico faz nos oceanos alertando para a forma como estamos descartando nosso lixo. O álbum com quatro faixas “Sons do Futuro Oceano”, criado a partir de sons feitos de plásticos retirados dos oceanos, está disponível em plataformas de streaming de música. E um game interativo gigante visa acertar as garrafas plásticas dentro da lixeira reciclável.  A Agência Official assina a ativação em parceria com a National Geographic.

Ampara Animal
Fundada há oito anos por Juliana Camargo e Marcele Becker, a ONG Ampara Animal tem mais de 1 milhão de beneficiados, quase 10 mil adoções e milhões de quilos de ração distribuídos no país para mais de 450 abrigos. Além de campanhas publicitárias com a participação de artistas como Bruno Gagliasso, Sabrina Sato e Paolla Oliveira, a ONG criou a ação “Somos Todos Vira-Latas” para o Planeta Lolla.

O participante pode consultar um especialista em sobrenomes durante uma brincadeira lúdica de conscientização sobre como as pessoas também podem ser “vira-latas”. E uma projeção de fotos de animais poder ser imitada pelo público do festival, com direito a uma foto como lembrança.

Cabelegria
Fundada em outubro de 2013 pelas amigas Mariana Robrahn e Mylene Duarte, o Cabelegria é uma ONG que arrecada cabelos, confecciona e distribui gratuitamente perucas para pacientes com câncer via Correios e por meio de Bancos de Perucas. Atualmente são sete pontos de arrecadação em São Paulo e 11 no Rio de Janeiro.
No festival, a entidade vai fazer o corte de cabelo solidário. Os participantes que quiserem doar podem cortar os cabelos (mínimo de 20cm) para confeccionar perucas, que serão doadas para mulheres e crianças com câncer.

Oito anos no BR
O Lollapalooza 2019 é patrocinado por Budweiser, Chevrolet, adidas, Doritos, Vivo, Bradesco Cartões e next, e apoiado por Fusion Energy Drink, Johnnie Walker, Fini, Coca-Cola, Samsung Galaxy S10 e Axe. Os media partners são Globo, Multishow, Globo.com, 89 FM – A Rádio Rock e Rádio Mix, e os serviços médicos estão com o Hospital Sancta Maggiore.

Produzido por Perry Farrell, William Morris Endeavor Entertainment (WME), C3 Presents e Time For Fun, o festival está no Brasil desde 2012. O evento é realizado desde 2014 no Autódromo de Interlagos em uma área de 600 mil metros quadrados com shows em palcos simultâneos. Em 2018 houve um recorde de público, com 300 mil pessoas durante os três dias de festival.