O programa “Leia Para Uma Criança” completou 10 anos em 2020. Foram mais de 57 milhões de livros físicos distribuídos gratuitamente e 26 títulos disseminados.

A iniciativa é apoiada pelo Itaú Unibanco. O objetivo é incentivar a leitura para crianças, além de reforçar a importância dessa atividade não só para a alfabetização, mas para a construção de vínculos e o desenvolvimento integral.

Neste ano, a coleção ganha os títulos “A visita”, da autora e ilustradora Antje Damm, e “Com que roupa irei para a festa do rei?”, de do autor Tino Freitas e da ilustradora Ionit Zilberman.

A campanha criada pela DPZ&T tem foco em ambiente digital, com filmes e conteúdo para rede sociais. A assinatura é “Quando você lê para uma criança, ela pode entender melhor o mundo e mudar o mundo para melhor”.

Os pedidos podem ser feitos pelo site, e são abertos para qualquer pessoa, cliente Itaú ou não. A expectativa é que sejam distribuídos 3,6 milhões de exemplares. Há versões acessíveis em braile e com fonte expandida.

Projeto foi destacado em coletiva de imprensa virtual nesta terça-feira (29)

Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, comenta que o programa permitiu levar a literatura infantil de qualidade para lares, escolas e bibliotecas de todo o país. “A iniciativa, vencedora do Prêmio Jabuti em 2019, é mais do que distribuir livros. Ao longo desses anos, mostramos o quanto é importante a leitura de um adulto para uma criança, estimulando a participação da família na educação de seus filhos desde os primeiros anos”, destaca.

Além dos livros físicos, a coleção terá mais dois títulos digitais que foram inspirados a partir de textos de alunos vencedores da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: “Da janela de Minas”, de Nicole Rodrigues Florentino, e “O apanhador da acalantos”, de Beatriz Pereira Rodrigues.

A nova edição do projeto tem a novidade o “Live para uma Criança”. A partir de 10 de outubro, todos os sábados do mês da criança, o público contará com uma sessão de leitura de um dos livros digitais da coleção e dicas de especialistas em mediação de leitura para crianças.

Cada livro irá abordar um tema como saúde, meio ambiente, empatia e educação. E todos serão lidos por convidados, entre eles o médico e escritor Drauzio Varella, com a leitura de “Superprotetores”, e a cantora Gaby Amarantos, que irá ler “A flor que chegou primeiro”.

Eduardo Tracanella, diretor de Marketing Institucional e Atacado do Itaú Unibanco, celebra o projeto e fala do contexto 2020. “O isolamento social mudou a rotina de adultos e crianças em todo o país. Sensíveis a esse cenário, adaptamos nossa campanha para que, mais do que comunicar, pudéssemos criar um momento especial e transformador durante a quarentena. A leitura dos livros foi transportada para lives com mediação de leitura, músicas e conversas sobre os assuntos que tomaram conta do ano. Queremos ajudar todos aqueles envolvidos com o universo infantil a falar sobre esses temas com as crianças que, assim como nós, vêm sentindo o impacto de todas as mudanças pelas quais estamos passando”, explica.

Além dos pedidos via site, 600 mil coleções serão enviadas pelo Itaú Social a crianças matriculadas na rede pública de municípios de alta e muito alta vulnerabilidade, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste.

Também serão entregues coleções para os municípios que fazem parte do programa Melhoria da Educação, desenvolvido pelo Itaú Social, que promove formação continuada para profissionais da educação pública e também para organizações da sociedade civil.