A representatividade e inclusão na propaganda são as principais tendências visuais apontadas por um novo estudo global da Getty Images. O levantamento feito em parceria com a empresa de pesquisa de mercado YouGov revelou que os consumidores anseiam cada vez mais sentirem-se representados nas campanhas, e os anunciantes, por sua vez, têm buscado recursos visuais que atendam a essas demandas.

No Brasil, a buscas de anunciantes pelo termo “inclusão” cresceram 366%. Já o termo “pessoas reais” aumentou 700% no iStock. Além disso, de maio a junho, as pesquisas de clientes no site da Getty Images por imagens diversas cresceu 200% e as buscas por imagens de união e igualdade aumentaram 500%. Essas tendências se intensificaram como resultado dos protestos contra o racismo em junho. 

No Brasil, a pesquisa pelo termo “inclusão” cresceu 366% no iStock durante a pandemia

“Nossos dados e pesquisa nos dizem que há um claro apetite para contar, ouvir e ver histórias inclusivas, mas marcas e empresas precisam ir além da inclusão simbólica para intencionalmente criar publicidade e comunicações comerciais que realmente capturem o autêntico estilo de vida e cultura das pessoas”, diz a Dra Rebecca Swift, diretora global de insights criativos da Getty Images.

De acordo com o levantamento feito para a plataforma de insights criativos Visual GPS, da Getty Images, quase 80% das pessoas pelo mundo afirmam que não é suficiente ver pessoas de várias etnias, origens e aparências na publicidade, mas esperam que as empresas façam um trabalho melhor em capturar o verdadeiro estilo de vida e cultura das pessoas.

“O primeiro estudo do Visual GPS conduzido antes da pandemia do COVID-19 nos mostrou o quanto a representatividade é importante para as pessoas e continuamos rastreando isso nos últimos quatro meses”, diz a Dra Rebecca Swift, diretora global de insights criativos da Getty Images. “A Atualização mostra que em meio a pandemia do COVID-19 e apesar das grandes mudanças na vida das pessoas, a demanda por mais diversidade nas comunicações visuais apenas aumentou”. 

A atualização do Visual GPS descobriu que a maioria das pessoas enfrenta preconceito, com seis em cada dez (62%) sentindo que foram discriminados. Notavelmente, esse sentimento particular é mais comum entre a Geração Z em relação às outras gerações, entre as mulheres em relação aos homens e por consumidores nas Américas, em relação à Europa e APAC.

Das pessoas que sentem que foram discriminadas, apenas 14% dizem que estão bem representadas na publicidade, e as comunicações comerciais são apenas ligeiramente melhores, com 15%.