Edu Lopes

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) lançou nesta terça-feira o “Guia ABA de Boas Práticas entre Agências de Live Marketing e Clientes“. O documento tem o objetivo de promover o relacionamento ético e transparente nesse ecossistema. Ele foi viabilizado pelo Comitê de Sourcing da entidad, em parceria com a Ampro (Associação de Marketing Promocional) e a Q&A Associados. 

Para Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente de sustentabilidade e assuntos Corporativos da Heineken, estreitar as relações de forma ética e transparente não deve ser uma atividade restrita ao relacionamento entre organizações e consumidores. “Mas sim refletida em toda a cadeia, incluindo as interações entre agências e anunciantes, para que assim todo o processo seja efetivo e relevante”, afirma.

O documento resulta do desdobramento das questões levantadas na publicação do  “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”, lançado em abril deste ano no Branding@ABA.  Entre os tópicos há “Se você já tiver uma agência de live marketing”, “Antes da concorrência”, “Preparando a concorrência”, “Finalizando a concorrência” e “O contrato com a sua nova agência de live marketing”. Também há dois anexos: “As principais ferramentas do live marketing” e “Sugestão de Briefing Padrão”.

Celio Ashcar Jr., chairman da Ampro, falou do apoio e ajuda para elaborar o conteúdo contando um pouco o dia a dia da contratação entre agência e cliente.  “Esse guia vai ajudar o cliente  a entender melhor a relevância do live marketing e contratar agências. Ainda é muito por job, não tem uma relação duradoura. Uma relação sustentável, ética, transparente passa por uma relação a longo prazo, na qual você pode ajudar a marca a construir. Esse guia será um diferencial nessa relação. Todos queremos mais resultados. Somos um só”, afirma.

O desenvolvimento foi liderado por Sheila Vieira, commerce procurement manager da Heineken e presidente do Comitê Sourcing da ABA, que contou como o projeto já estava na pauta. “Esse trabalho foi produto de um sonho que começou há muito tempo. Queríamos juntar as pessoas e compilar ideias e trazer boas práticas, para realmente contribuir e efetivamente melhorar esse relacionamento. Juntos temos um papel importante de conduzir esse mercado para relações mais efetivas, produtivas, éticas e respeitosas”, disse.

Vergeiro afirmou que o guia traz benefícios para o mercado. “Foi um trabalho muito interessante. É um acordo, uma negociação para os dois lados. Esse trabalho foi achar um denominador comum e deixar isso claro.”

Edu Lopes