De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% da população jovem do mundo se movimenta pouco, abaixo do considerado ideal. Em paralelo, um estudo encomendado pela Rexona – que ouviu mais de cinco mil pessoas em cinco países, incluindo o Brasil – mostrou que uma em cada três pessoas está infeliz com seu atual nível de atividade física e quase a metade dos entrevistados identifica o constrangimento como uma barreira ao movimento.

Para tentar melhorar esses índices, a Rexona criou o Quebrando Barreiras, programa que pretende usar o esporte e a atividade física para capacitar jovens com a confiança e oportunidade de superarem barreiras e, assim, alcançarem a vida ativa e saudável. 

“Estamos comprometidos a usar nossa escala para fazer o bem. Como uma marca que está lutando por um mundo onde todos tenham confiança para se movimentar mais, precisamos agir para garantir que todos, independentemente de raça, gênero, habilidade ou classe social, realmente tenham o direito de serem fisicamente ativos”, disse Kathryn Swallow, vice-presidente global de Rexona na Unilever.

Programa pretende usar o esporte e a atividade física para capacitar jovens (Divulgação)

INFRAESTRUTURA
Dados da Fundação ABRINQ (2021) apontam que 74% dos jovens no Brasil estão em escolas públicas, que muitas vezes não possuem estrutura básica para o incentivo a atividades físicas. Além disso, quatro milhões de jovens moram em regiões periféricas com condições de vida precárias.

Isso se reflete também na pesquisa feito pela Rexona, que mostrou que um em cada dois participantes diz que os custos necessários para a prática de alguma atividade física é um fator limitante para sua participação, sem contar a dificuldade de acesso observada principalmente em regiões periféricas. 

“Os entrevistados no Brasil reforçam como a falta de acesso à prática de atividades físicas impacta de forma negativa sua motivação de se movimentarem mais. E, por saber que o movimento é uma ferramenta poderosa para manter-se bem física e mentalmente, nosso compromisso de inspirar e ajudar as pessoas nesse sentido se tornou ainda mais importante agora, já que viveremos os possíveis impactos da pandemia a longo prazo”, conta Andreza Graner, gerente de Marketing de Rexona no Brasil.