Fusão cria nova martech (Reprodução/Algonomy.com)

As empresas RichRelevance e Manthan Software anunciam este mês sua fusão para o mercado brasileiro, após conversas iniciadas em outubro de 2019, formando a Algonomy.

A nova martech quer permitir às empresas unificarem todos os dados de clientes em uma única plataforma em tempo real, guiada por decisões baseadas em mecanismos de Inteligência Artificial (IA). 

A Algonomy chega ao mercado brasileiro combinando a experiência analítica de varejo em nuvem da Manthan com o software de personalização da RichRelevance, que atua no Brasil desde 2014, para criar uma plataforma única para decisões baseadas em IA.

Segundo o fundador da Manthan Software, Atul Jalan, que atuará como CEO da Algonomy, o nome (que significa o estudo dos dados) reflete a transformação do varejo em um negócio algorítmico, com clientes interagindo por meio de canais digitais e varejistas se apoiando em novas tecnologias digitais: desde catalogação, merchandising, preços até promoções e marketing.

Para Tatiana Santiago, vinda da RichRelevance e atual diretora regional LATAM na Algonomy, a perspectiva desse lançamento é positiva: “Em 2020, que foi um ano extremamente desafiador para todos os mercados, crescemos 5% comparado ao ano anterior, além de manter em nossa carteira os principais clientes do varejo e, em meio a tudo, auxiliá-los a se adaptar e reinventar em um momento em que tudo se tornou ainda mais digital”, explica a executiva. “Com o lançamento da Algonomy, que traz o expertise de duas empresas tão complementares, vejo que temos potencial para duplicar ou até triplicar esse percentual de crescimento, mesmo considerando 2021 ainda delicado por conta da pandemia”, afirma Tatiana.

O portfólio da empresa conta com mais de 400 clientes líderes no varejo mundial, desde marcas de consumo, até cadeias de restaurantes fast food e lojas de conveniências, incluindo Walmart, eBay, Carrefour, Swarovski, Tiffany, McDonald’s, Pizza Hut, KFC e Domino’s. No Brasil, entre os principais clientes da marca, estão C&A, Renner, Riachuelo, Tramontina, Grupo B2W, Arezzo, Reserva, Raia Drogasil e Onofre, entre outros mais de quarenta grandes players do mercado de varejo.

“Migrar a nossa ferramenta de personalização, em julho de 2019, foi uma das boas e acertadas escolhas. Com a RichRelevance, agora Algonomy, conseguimos elevar nosso patamar em relação à customização e, hoje, temos 100% dos nossos clientes sendo impactados de forma personalizada em nossos canais, contribuindo para um aumento significativo em nossas conversões”, conta Roni Magalhães, diretor de negócios digitais das Lojas Renner.