Jéssica Oliveira

Com a mensagem “Construa seu legado”, o Pixel Show 2018 espera bater recordes e fortalecer sua assinatura no calendário de criatividade no Brasil e na América Latina. Em 2017, o evento movimentou cerca de R$ 15 milhões, e recebeu 40 mil pessoas.

Com boa parte da programação visando a inspiração e incentivo aos criativos, o evento acontece neste fim de semana em São Paulo e deve ter mais de 200 horas de conteúdo em ambientes simultâneos. São 15mil m² de exposições e performances com 80% das atividades gratuitas para todas as idades. 

Além do auditório principal, mais de 35 workshops e as Sharp Talks, esta edição teve como novidade oito salas temáticas. Os ambientes (voz, arte e design, tecnologia e inovação, empreendedorismo e business, visionários, animação e vídeo, música e publicidade) tiveram lotação máxima durante praticamente todo o dia.

Entre as palestras internacionais, há grande expectativa para os americanos Larry Katz, diretor assistente de Piratas do Caribe, Capitão América, X-Men, Planeta dos Macacos, entre outros, e Terrence Masson, professor na School of Visual Arts (New York) e responsável pelos efeitos especiais da 3ª onda dos filmes Star Wars e de Hook – A Volta do Capitão Gancho. Os participantes brasileiros incluem o VP de criação da Y&R, Rafael Pitanguy; o diretor-geral de marketing do Walmart, André Svartman; e o CCO da WMcCann, André Marques, além de Camila Moletta e Laura Florence, que ajudaram a fundar o More Grls.

Uma das apresentações mais concorridas e bem repercutidas do sábado (10) foi a de Tadeu Jungle, roteirista e diretor de cinema, TV e realidade virtual. Sócio da Junglebee, startup de VR e AR, e  da Academia de Filmes, onde dirigiu mais de 500 filmes publicitários, ele falou sobre “Realidade virtual como ferramenta de transformação social e de fortalecimento de marca”. 

Otimista e ansioso pelo uso crescente das tecnologias de VR e AR, o profissional comentou como esses recursos farão parte do futuro da sociedade e podem ser fundamentais para exercitar a empatia e a solidariedade. Para as marcas, Jungle destacou as possibilidades de criar narrativas potentes e transformadoras, conseguir a atenção total de consumidores e falar com eles de formas únicas.

Já na sala temática Visionários, a palestra “Porque é mais fácil ir à lua do que ser uma mulher criativa em agências” teve a sala completamente lotada, com pessoas nas cadeiras, no chão e em pé em todos os cantos livres. Laura Florence e Camila apresentaram uma série de dificuldades que as mulheres enfrentam para entrar e se manter trabalhando e crescendo em agências. As profissionais também apontaram caminhos para mudar essa realidade.

Oportunidades e experiências

Outra novidade deste ano para os participantes foi o Espaço RH, em parceria com o trampos.co. A iniciativa coloca os profissionais frente a frente com recrutadores de empresas, agências, estúdios, produtoras e startups. O objetivo é promover networking e “speed dating” com os recrutadores. Participam, por exemplo, o Omelete&Co, as agências Interbrand, Mutato, Cheil e w3haus, além das startups Easy Carros e Vtex.

A parte mais interativa do evento este ano teve, além de sessões de live art com artistas pintando e modelando ao vivo, um total de 12 simuladores, como games de realidade virtual como Arkave e o Venturion.

Os organizadores do evento, os irmãos Símon e Allan Szacher, reforçam que de ponta a ponta o Pixel Show gira em torno da chamada Economia Criativa, que está em expansão. O objetivo é instigar projetos, o empreendedorismo e a comunidade artística.

“Nossa missão também é incentivar o público a criar projetos que mobilizem as pessoas a construir legados para as gerações futuras, oferecendo a eles um país e um mundo melhor. Ampliamos os palestrantes e o leque de assuntos está maior e mais diversificado”, afirma Allan. “A economia criativa é o que move o mundo hoje. Quanto mais alinhadas as pessoas estiverem sobre isso mais fácil é para a comunidade”, acrescenta Símon.

A abertura do evento contou com autoridades da cidade de São Paulo e dos consulados dos Estados Unidos e da Holanda, e foi conduzida por Simone Kliass, locutora, pesquisadora e curadora da sala Voice.

Os anunciantes 3M, Leo Madeiras e TNT Energy Drink patrocinam esta edição. Outras dezenas de marcas estão com estandes pelo espaço, entre elas Posca, Moleskine, Stabilo, NET, Woodaholic, Mole Bags e ItSocks.  

Assista ao vídeo da edição de 2017.