Está agendado para 10 horas desta segunda (20) o recebimento das propostas técnicas da concorrência da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Casa Civil da Presidência da República). Será no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto. O edital de licitação prevê contratação de três agências para serviços de publicidade on e offline, com verba de R$ 208 milhões. Atualmente, a conta está com Leo Burnett Tailor Made, nova/sb e Propeg.

COTEJO DA PETROBRAS
Com verba de R$ 550 milhões, a Petrobras faz na quarta (22), no Rio, o cotejo – comparação e identificação de envelopes – de sua concorrência. Serão escolhidas duas agências para trabalhar com o anunciante. Atualmente, a marca está com Heads e NBS.

PRA LÁ DE BOM

Murillo Percivalle/Divulgação

Lançado em 2014, o troféu Eu Sou Bom Pra Cacete teve os vencedores de sua terceira edição revelados semana passada. Idealizado por Washington Olivetto, chairman da WMcCann, os ganhadores são Murillo Pedrosa, gerente de controles internos, e os diretores de criação Marcelo Conde e Eiji Kozaka. Na avaliação de Olivetto, os dois criativos mereceram pelo “conjunto da obra” e Murilo por ajudar a desburocratizar a área financeira. Eles vão ganhar um almoço com o chefe, com direito a um acompanhante.

REAÇÃO EM CADEIA

Alexandre Woloch e Raphael Mamberti/Divulgação

Começa a ser exibido nesta segunda (20) o quarto e último episódio da websérie Na Lata, criada pela AlmapBBDO, dentro das estratégias de comunicação da cerveja Antarctica para o Carnaval. Trabalho mostra a história de um catador de lata, Vavá, interpretado pelo ator Douglas Silva. Websérie é uma extensão do conceito Coisa Boa Gera Coisa Boa, presente em outras ações da marca. Direção de cena é de Quico Meirelles, da O2 Filmes, com produção executiva de Rafael Fortes, Fernando Alcantara e Edi Tamachiro. Direção de fotografia é de Flavio Zangrandi e a trilha, da S de Samba.

NESCAU REFORÇA ESPORTE

Juliano Lopes/Divulgação

Deve ter início de veiculação em março a nova campanha de Nescau, criada pela Ogilvy, que reforça a associação da marca ao esporte. Comercial produzido pela Corazón, com direção de cena de Rafael Kent e produção executiva de Igor Ferreira, foi gravado no fim de janeiro em Porto Alegre. Roteiro ressalta a importância de atividades físicas para que meninos e meninas se tornem adultos “mais confiantes”. As filmagens foram acompanhadas por Márcio Fritzen (diretor de criação), Teco Cipriano (diretor de arte), Vinícius Fernandes (redator), pela produtora da agência, Laís Pereira, e por Deborah Lederman, do atendimento.

TALK SHOW NO ETIOS

Luiz Moretti/Divulgação

A Dentsu, que tem Mauro Rabello como COO, comemora a boa repercussão da campanha Show de Sossego, criada para o Toyota Etios 2018. Websérie fica em veiculação até o fim deste mês e traz o cantor Thiago Abravanel protagonizando um test drive “disfarçado” com uma espécie de talk show dentro do carro. Trabalho tem direção de criação de Filipe Cuvero. Vladimir Centurião é o diretor de marketing, planejamento de vendas, produto e preço da Toyota.

SOBE

JORNAIS ONLINE
A onda de notícias falsas em redes sociais gerou mais receita para versões digitais de jornais. Só no New York Times, houve acréscimo de 267 mil assinantes entre outubro e dezembro de 2016

M-COMMERCE
Nos EUA compras online via smartphone já respondem por 21% do total do mercado de e-commerce, que movimentou US$ 109,3 bilhões no quarto trimestre do ano passado

PUBLICIDADE EUROPEIA
O índice de confiança definido pela associação de agências de publicidade do continente chegou
a 19 pontos em janeiro. Em julho de 2016, era 7

DESCE

VÍDEOS ONLINE
Os publicitários são “pulados” por 65% dos internautas, segundo estudo da Magma e do Media Lab, do Interpublic. O ato de “skip ads” seria um padrão de comportamento

VENDAS DE SMARTPHONES
No Brasil, elas tiveram queda de 16% em 2016, segundo a consultoria Gartner. Foram comercializadas 43,4 milhões de unidades, contra 50,2 milhões em 2015.

SAMSUNG
A marca enfrenta mais um problema de imagem com a prisão do VP Lee Jae-yong, no último dia 17, em Seul. Ele é acusado de corrupção ativa e perjúrio

Marcello Queiroz é diretor de redação do PROPMARK e assina a coluna Supercenas semanalmente na versão impressa do jornal