Por meio de campanhas e o posicionamento na imprensa, no ano passado a Uber tentou demonstrar ao público que deixou a sua reputação conturbada no passado. Para quem não se lembra, a empresa enfrentou uma onda recente de reclamações com relação a tarifa dinâmica, comportamento dos motoristas e uma série de outras coisas. Agora, como mais uma tentativa de mudar parte da sua imagem, a companhia apresenta um rebranding, que vai desde o logo, passando pela comunicação visual, até chegar a melhoria de UX no aplicativo.

O slogan também foi trocado. Em tradução livre, saiu o “Tornemos o transporte tão confiável quanto água corrente, em todos os lugares, para todas as pessoas” para “Nós damos partida nas oportunidades colocando o mundo em movimento”. De acordo com Peter Markatos, diretor executivo de marca da Uber, a mudança reflete a transição da companhia de uma “startup de São Francisco para uma empresa global”. 

Quando o projeto começou, há nove meses, Markatos disse que a equipe não tinha certeza se seria uma repaginação completa. Mas tudo ficou mais claro a partir de pesquisas internas e externas. “Na medida em que expandimos nosso alcance em outros mercados e modalidades, é muito importante que fique claro que quando você está entrando em um carro Uber ou em uma scooter Uber, você sabe que é um produto da Uber. Não estávamos conseguindo isso com o nosso sistema atual”, avaliou o diretor da marca.

Confira as mudanças de marca da Uber ao longo do tempo: