Campanha da Medley “A pandemia tem gênero”, criada pela Publicis, levanta a bandeira de que as mulheres estão na linha de frente no combate à doença

As vendas de vitaminas no Brasil dispararam no primeiro semestre deste ano, especialmente em março, auge da pandemia do coronavírus, quando foram vendidas 32,5 milhões de unidades (em caixa), um crescimento de 195% em relação ao mesmo mês de 2019, com 11 milhões. De janeiro a junho de 2020, a comercialização de multivitamínicos atingiu a marca de 108,9 milhões de unidades, contra 62,5 milhões no mesmo período do ano passado, um aumento também expressivo de 71%. Os dados são do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

“Na época do inverno já há um crescimento na venda de vitaminas e produtos para gripes e resfriados. Este ano foi antecipado isso para março por causa da Covid-19, sem dúvida nenhuma”, destaca Nelson Mussolini, presidente-executivo do Sindusfarma.

“As pessoas procuraram se cuidar melhor. Aquela visão de tomar vitamina para aumentar a resistência física. Como são produtos isentos de prescrição, a gente sempre recomenda para as pessoas tomarem com cuidado. Há algumas vitaminas que, se você tiver mais do que o necessário, o organismo vai expelir. A gente recomenda siga a bula, olhe a orientação do seu médico, não vá tomar qualquer tipo de medicamento só porque ouviu o vizinho dizer que vitamina D faz bem. Vitamina D tem de ser tomada com prescrição médica, com muito cuidado. Já a vitamina C aumenta resistência para gripes e resfriados”, detalha Mussolini.

Apesar de especialistas lembrarem que um médico deve sempre receitar os suplementos alimentares, os brasileiros acharam melhor se prevenir e, entre as famílias, parentes e colegas de pacientes com a Covid-19, as vitaminas são sempre citadas como ‘ótimas’ para ajudar na recuperação de um doente. Em outras palavras, as vitaminas viraram uma arma no combate à doença.

Com a explosão nas vendas dos multivitamínicos e o aumento da demanda, surgiram também no mercado oportunidades para novos lançamentos. A Medley, gigante no setor de fabricação de medicamentos, que ainda não tinha uma linha de vitaminas no portfólio, agiu rápido para entrar nessa onda. A companhia acaba de lançar a linha VitaMedley de A a Z, para homens e para mulheres; o VitaMedley Sênior para 50+; e Vitamina D.

A Medley acaba de lançar sua primeira linha de vitaminas, batizada de VitaMedley

“Essa linha de vitaminas vem de fato para complementar e tangibilizar o discurso da Medley de que a marca cuida das pessoas desde a prevenção. Os produtos já estão sendo distribuídos. Trata-se de uma aposta da companhia, então tem um investimento incremental em cima de VitaMedley porque de fato é um produto novo que vai coexistir com a campanha de marca”, conta Denise Mello, head de branding e projetos estratégicos da Medley.

“Quando a gente fala em democratizar o acesso à saúde, também estamos falando de prevenção e bem-estar. Vitamina é um mercado que cresce muito, principalmente durante a pandemia, foi um setor que cresceu duplo dígito. A gente viu a necessidade de lançar essa linha para atender aos consumidores, uma vez que 95% do nosso portfólio era só medicamentos para tratamentos. Começamos com quatro variedades de vitaminas e nos próximos meses pretendemos ampliar a linha”.

Com a pandemia, a executiva afirma que a marca – cuja assinatura é Saúde é a gente que faz – também reforçou a comunicação a partir de março. “O primeiro passo foi adaptar a nossa campanha para dar dicas sobre o que se pode fazer em relação a sua saúde dentro de casa”, conta. A Medley rapidamente também entrou no ar com uma nova campanha criada pela Publicis para o momento. O mote desenvolvido pela agência é A pandemia tem gênero, levantando a bandeira de que as mulheres estão na linha de frente no combate à doença.

“A gente viu que as mulheres estão entre os grupos mais afetados em cenário de crise como a Covid-19. As mulheres são 70% na linha de frente do combate à pandemia, como auxiliares de enfermagem, enfermeiras, médicas, psicólogas. E elas também são responsáveis por cuidarem da saúde da casa. Sete milhões de mulheres perderam os empregos”, relata.
Já a Sustagen, marca referência no mercado de complementação alimentar infantil, lançou sua primeira linha voltada para Adultos+ Fit (público acima de 40 anos). Com campanha criada pela BETC/Havas, a Sustagen divulgou o lançamento na semana passada. O conceito é Novo Sustagen Adultos+ Fit. O complemento do seu dia a dia.

“Por mais que se tenha uma vida saudável, nem sempre consumimos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Foi a partir dessa necessidade humana verdadeira que lançamos, em maio de 2020, Sustagen Adultos+ Fit. É um orgulho realizar uma campanha desse porte para reforçar aos consumidores que também contamos com essa expertise em nosso portfólio, contruibuindo para saúde e qualidade de vida das pessoas”, ressalta Tatiana Turquete, head da categoria de Health Nutrition da RB Health.

A Jeunesse, posicionada como empresa que cuida da juventude, beleza, saúde e bem-estar, entendeu que precisaria mudar a ordem de lançamento de alguns produtos deste ano para conseguir atender à alta demanda dos consumidores por suplementos vitamínicos e nutricionais, em decorrência do momento delicado, conta Kátia Ambrosio, gerente de
marketing da Jeunesse Brasil.

A Jeunesse Brasil lançou o suplemento alimentar em pó M mūn – Immune Function

A marca lançou recentemente o suplemento alimentar em pó M mūn – Immune Function, à base de vitaminas, minerais e glutamina, para imunidade. “A principal preocupação hoje é com a saúde. Continuamos com investimentos a todo vapor e repensando o portfólio para focarmos em itens que sejam relevantes para o consumidor nesse momento”, diz a executiva.

Para apoiar e aumentar o conhecimento do público sobre a novidade, a marca optou por um plano de comunicação 360°, com filme publicitário no SBT. “Entendemos que as pessoas estão mais em casa e por isso ainda mais conectadas. Levamos M mūn para a TV aberta, com um filme publicitário na programação do SBT. Também direcionamos parte do investimento em mídia digital para esse produto, incluindo veículos como Google e Facebook. A estratégia também conta com a participação de um squad de influenciadores digitais que falam sobre saúde e bem-estar”, destaca Kátia.