O movimento #VoltaPinheiros desenvolveu um “perfume” com fluidos do Rio Pinheiros e enviou o kit de lançamento do Eau de Pinherrô para autoridades públicas do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo, Sabesp e EMAE. A campanha quer chamar a atenção para o que chamam de ‘falta de transparência do projeto Novo Pinheiros’, que não divulga o nível atual de limpeza do rio.

O #VoltaPinheiros foi criado em 2017 e é capitaneado por Marcelo Reis.

O perfume, produzido com água do Rio Pinheiros retirada pelos participantes do movimento e quimicamente alterado para não haver risco de contaminação, foi embalado em um lindo frasco, mas impróprio para o uso. Por segurança, o perfume vem totalmente lacrado e deixa isso explícito, segundo o movimento.

A ideia é mostrar que, se o péssimo odor do rio já é bem perceptível em um frasco de 100 ml de perfume, nos 25 km de extensão do Pinheiros se torna “insuportável”.

O processo de produção do Eau de Pinherrô foi filmado e está nas redes sociais do movimento.

“O Governador João Doria prometeu limpar o Rio Pinheiros até o fim de 2022, começou o projeto de limpeza intitulado Novo Rio Pinheiros, mas não conseguimos acompanhar nada. Não existe uma plataforma digital clara para acompanhar as datas de entrega de cada fase do Novo Rio Pinheiros. O dashboard, que deveria apresentar dados reais e atualizados, não traz nada de relevante para visualizarmos as verdadeiras mudanças pelas quais nosso rio vem passando”, criticou Marcelo Reis.