A Warc lançou o Marketer’s Toolkit 2022: Relatório de Tendências Globais, que apontou que 97% dos profissionais de marketing acreditam que o comportamento do consumidor na pandemia será mantido e terão impacto nas estratégias de 2022.

Com o aumento das taxas de vacinação em muitos países, muitas partes do mundo estão começando a ver um retorno ao normal, mas, de acordo com a pesquisa, mesmo nesses mercados, os consumidores estão repensando e avaliando estilos de vida, resultando em diferentes comportamentos, preferências e padrões de compra.

Segundo a WARC, os profissionais de marketing podem se beneficiar dessas mudanças se ajustarem cuidadosamente suas estratégias para esse retorno inconsistente e incompleto ao “normal”.

De acordo com o diretor de Insight da WARC, a abertura da economia criou um conjunto de novos desafios para os profissionais do marketing. “Atitudes, comportamentos e estruturas de mercado resultaram em mudanças significativas durante a pandemia”, afirmou.

O relatório também apontou que as práticas sociais e ambientais estão se tornando mais importantes. Os consumidores estão passando mais tempo em casa e se preocupando mais com o ambiente local.

Além disso, a saúde e o bem-estar pessoal e familiar estão sendo priorizados e as jornadas do cliente ficam mais complicadas à medida que os consumidores alternam entre os canais digitais e na loja.

De acordo com o estudo, 73% dos proprietários de marcas sentiram que as mudanças no comportamento do consumidor teriam um impacto significativo nas estratégias para 2022. Outros 24% sentiram que essas mudanças teriam pelo menos algum impacto — totalizando 97% de todos os entrevistados.

“A grande lição, eu acho, tem sido o fortalecimento de nossa presença digital: investir nisso para estar lá quando as pessoas mais precisam e usar a presença física para fornecer a profundidade extra de interação e um nível de experiência do cliente que eu acho que apenas um [ambiente] na loja pode realmente oferecer”, afirmou Pete Markey, CMO da Boots.

Segundo a pesquisa, 97% dos profissionais de marketing acreditam que o comportamento do consumidor na pandemia será mantido e terá impacto nas estratégias de 2022

A importância da sustentabilidade para o consumidor

A sustentabilidade também está se tornando cada vez mais uma prioridade importante para as organizações. Com os consumidores controlando as marcas em seus registros, as marcas terão que garantir que entreguem não apenas as métricas de crescimento tradicionais, mas também uma estrutura claramente identificada para práticas sustentáveis.

O ‘duplo resultado final’ — que valoriza o lucro e o planeta — é uma realidade para 46% dos entrevistados pela WARC, que afirmam dar igual importância ao meio ambiente e ao crescimento financeiro.

“Hoje, os consumidores esperam que as marcas façam o que dizem, tenham os valores certos e sejam capazes de mostrar de forma tangível o que estão fazendo para causar um impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente. É nosso dever cumprir nossa palavra e garantir que encontramos os mecanismos certos para mostrar o progresso que estamos fazendo em direção a esses objetivos”, ressaltou Martha Velando, CMO da DeBeers.

Aumento da regulamentação da privacidade

Com o aumento da regulamentação da privacidade, o fim dos cookies de terceiros pelo Google e a aceitação da Apple no rastreamento de anúncios, fez com que os profissionais de marketing explorassem novas métricas.

Mais da metade (52%) dos entrevistados pelo WARC afirmaram que procuram encontrar “novas medidas de eficácia”, enquanto 42% reconhecem a necessidade de investir em novas tecnologias para medir o público.

À medida que os anunciantes se concentram na conversão de públicos-alvo, mais da metade (54%) dos entrevistados agora veem a penetração no mercado/ganho de clientes como o barômetro mais importante da eficácia do marketing.

“Provavelmente, a melhor maneira de nos tornarmos muito mais avançados é em nossos dados e análises, e porque temos dados e análises tão valiosos — estamos no esta jornada com nossos dados primários — acho que podemos testar, aprender, adaptar e ajustar nossas mensagens muito mais rápido do que jamais pensamos que poderíamos”, afirmou Charisse Hughes, vice-presidente sênior/diretora geral de marketing da The Kellogg Company.